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BBR. Brazilian Business Review, Volume: 13, Número: 6, Publicado: 2016
  • Gestão da Cadeia de Suprimentos Verde: uma Análise da Relação Fornecedor e Agroindústria de uma Empresa do Sul do Brasil Articles

    Sehnem, Simone; Oliveira, Gean Pacheco de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho teve como objetivo analisar a relação fornecedor e agroindústria no quesito práticas de gestão ambiental requeridas, na percepção dos gestores. Esses parceiros também são chamados de fornecedores ou empresas terceirizadas. Essa agroindústria exporta para aproximadamente cento e dez países. É uma das maiores empregadoras privadas do país e possui aproximadamente cento e catorze mil funcionários. O estudo foi desenvolvido em apenas uma unidade industrial, na qual há cento e cinquenta fornecedores cadastrados. Foram selecionados seis fornecedores que prestaram o maior número de serviços para a unidade pesquisada no último ano de trabalho. Trata-se de um estudo de caso, descritivo e cuja abordagem é qualitativa. Foi constatado que as principais práticas realizadas nas empresas avaliadas são em relação à gestão de resíduos sólidos. Apenas duas das empresas pesquisadas possuem a gestão padronizada e adequada dos resíduos gerados em seus processos. Da mesma forma, apenas uma empresa possui práticas positivas em relação ao recurso água. Portanto, este trabalho pode ser considerado um guia para aprimoramento das práticas adotadas pelas pequenas e médias empresas fornecedoras da Alfa. O papel da Alfa é essencial na indução da Green Supply Chain Management na cadeia de suprimentos como um todo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aimed to analyze the supplier and agro industry relationship regarding the required environmental management practices in the perception of managers. These partners are also called suppliers or subcontractors. This agro industry exports to about a hundred and ten countries. It is one of the largest private employers in the country and has approximately one hundred and fourteen thousand employees. The study was conducted in only one plant. In this unit there are one hundred and fifty registered suppliers. Six suppliers were selected that provided the greatest number of services for the surveyed unit over the last year of work. It is a case study, descriptive and whose approach is qualitative. We found that the main practices carried out in the evaluated companies are in relation to solid waste management. Only two of the companies surveyed have a standardized management and adequate management of the waste generated in their processes. Similarly, only one company has positive practices in relation to water resources. Therefore, this work can be considered a guide for improving the practices adopted by small and medium-sized suppliers of Alpha. The role of alpha is essential for induction of Green Supply Chain Management in the supply chain as a whole.
  • Competências e Interações na Gestão de Design Articles

    Libânio, Cláudia de Souza; Amaral, Fernando Gonçalves

    Resumo em Português:

    RESUMO A inclusão do design em estratégias empresariais tem sido um recorrente tema de pesquisa, e as organizações o utilizam como elemento estratégico para a obtenção de vantagem competitiva no longo prazo. Assim, torna-se evidente a necessidade de gerenciar as atividades de design, fazendo uso de conceitos relacionados às competências, aprendizagem, capacidades dinâmicas e outros aspectos. Portanto, este artigo tem por objetivo investigar o que os especialistas pensam sobre gestão de design e competências, articulações e fatores intervenientes na indústria da moda brasileira. Além disso, este artigo visa conhecer como estão estruturadas as equipes de design e a relação desses com a organização. A metodologia foi exploratória, qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade com dez designers que atuam em empresas brasileiras na indústria da moda e quatro especialistas em design de moda. Foram identificadas as fases e as atividades do profissional de design, que são determinantes para a ocorrência da gestão do design nas empresas da indústria do vestuário, identificando os principais envolvidos em cada etapa deste processo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The inclusion of design in corporate strategies has been a recurring research theme, and organizations are using it as strategic element for gaining competitive advantage in the long term. Thus, it becomes evident the need to manage design activities, making use of concepts related to competencies, learning, dynamic capabilities and other aspects. Therefore, this paper aims at investigating what experts think about design management and competencies, joints and intervenient factors in Brazilian fashion industry. In addition, this article aimed at knowing how design teams are structured and the relationship of these with the organization. The methodology was exploratory, qualitative, through in-depth interviews with ten designers working in Brazilian firms in the fashion industry and four specialists in fashion design. We identify phases and activities of design professional, which are decisive for the design management occurrence in enterprises in apparel industry, identifying the coworkers at each stage of this process.
  • O Papel das Agências Públicas de Fomento à Inovação no Brasil Articles

    Cirani, Cláudia Brito Silva; Kono, Carlos Mamori; Santos, André Moraes dos; Cassia, Adalberto Ramos

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo é apresentar uma breve descrição dos principais instrumentos públicos de apoio à inovação no Brasil assim como mostrar uma avaliação preliminar da utilização desses instrumentos em empresas inovadoras. Uma análise em duas etapas foi realizada. Na primeira parte realizou-se uma análise descritiva quantitativa da série histórica sobre alocação de recursos disponibilizados pela FINEP. Na segunda, realizou-se uma análise qualitativa aprofundada de seis empresas que utilizaram os benefícios financeiros oferecidos pela FINEP e pelo BNDES para apoiar projetos inovadores. As respostas das entrevistas foram utilizadas para identificar a percepção da atratividade dos instrumentos públicos de apoio à inovação e possíveis limitações à sua utilização, enquanto outras informações foram utilizadas para apresentar os principais instrumentos públicos para estímulo à inovação no Brasil. Os resultados mostraram que as empresas investigadas estão interessadas em utilizar os instrumentos; no entanto enfrentam dificuldades para a sua adoção devido ao excesso de burocracia, custos elevados de inovação e insegurança jurídica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this study was to present a brief description of the main public instruments for innovation support in Brazil. We also show a preliminary assessment of the use of these instruments in innovative companies. We conducted a two-step analysis. In the first part we conducted a quantitative descriptive analysis of historical series about resources allocation available by FINEP. In the second part we performed a qualitative in-depth analysis of six companies that used the financial benefits offered by FINEP and BNDES to support innovative projects. The responses of the interviews were used to identify the perception of the attractiveness of public instruments for innovation support and possible limitations to their use, while other information was used to present the main public instruments for innovation stimulus in Brazil. The results showed that the investigated companies are interested in using the instruments; however, they face difficulties for their adoption, due to excessive bureaucracy, high costs of innovation, and legal insecurity.
  • Capital social e seletividade em redes de coautoria acadêmica: o caso das ciências contábeis no Brasil Articles

    Barbosa Neto, João Estevão; Higgins, Silvio Segundo Salej; Cunha, Jacqueline Veneroso Alves da; Ribeiro, Antônio Carlos

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho testa uma das duas hipóteses estabelecidas sobre o capital social, do ponto de vista da análise de redes sociais: a autonomia estrutural. O teste se aplica a um estudo de caso: a redes de coautoria acadêmica dos programas de ciências contábeis do Brasil, entre o período 2002-2010. Foram feitas, também, análises sobre as dinâmicas de seletividade presentes nesta rede específica: critérios de escolha intertemporal, endogamia institucional e escolhas mutuas por produtividade. Foram verificadas: correlações negativas entre constraint dos autores e o índice de produtividade acadêmica, escolhas intertemporais em cascata e escolhas endogâmicas por critérios institucionais e de produtividade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Social capital has been mobilized as an explanatory variable in various empirical studies, but these studies have been unable to overcome the ambiguities inherent in a pre-scientific notion. The present study tests structural autonomy, one of the two established hypotheses on social capital, from the point of view of social network analysis. The test is applied in a case study of the academic co-authorship networks of accounting science programs in Brazil during the period from 2002-2010. The dynamics of selectivity present in this specific network, i.e., criteria of intertemporal choice, institutional endogamy and mutual choice by productivity, were also analyzed. We observed that there were negative correlations between the authors' constraints and their academic productivity indices, cascading intertemporal choices and endogamous choices according to institutional and productivity criteria.
  • Que Fatores Levam as Empresas a Adotar Mídias Sociais em seus Processos: Proposta e Teste de um Modelo de Medição Articles

    Araújo, Jozé Braz de; Zilber, Silvia Novaes

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo foi compreender que fatores levam as empresas a utilizarem mídias sociais para alcançar resultados. Para isso, um modelo teórico foi proposto e testado. Os dados foram coletados por meio de uma pesquisa que investigou 237 empresas. A análise utilizou a técnica de modelagem de equações estruturais. Os resultados mostram que a vantagem relativa da mídia social e sua possibilidade de observação foram fatores importantes para a adoção dessa inovação por organizações. Verificou-se também que as grandes empresas com Estrutura Organizacional (EO) mais formalizada tendem a adotar as mídias sociais mais do que as pequenas empresas sem EO formalizada. As empresas estudadas mostraram forte disposição organizacional para a adoção dessa inovação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this study was to understand which factors lead companies to use social media to achieve results. For that, a theoretical model was proposed and tested. Data was collected using a survey of 237 companies. In the analysis we analysis used the structural equation modeling technique. The results show that the social media relative advantage and its observability were important factors to social media organizational adoption. We also found that big companies with more formalized organizational structure (OS) tend to adopt social media more than small ones with no formal OS. The companies studied showed strong organizational disposition for innovation adoption.
  • Conference Calls: uma Análise Empírica do Conteúdo Informacional e do Tipo de Notícia Divulgada Articles

    Moreira, Nadia Cardoso; Ramos, Felipe; Kozak-Rogo, Juliana; Rogo, Rafael

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo analisa se o tipo de notícia e a persistência dos resultados influenciam na quantidade de informações voluntárias divulgadas pelas empresas. Como proxy para divulgações voluntárias foi utilizado o conteúdo informacional das conference calls das empresas listadas na BM&F Bovespa entre os anos de 2008 a 2015. Os resultados indicam que empresas com más notícias entregam mais informações durante a conference call (seção de apresentação e seção de perguntas e respostas) do que empresas com boas notícias. Adicionalmente, foram encontradas evidências de que as empresas com resultados positivos e transitórios entregam um volume maior de informação do que as empresas com resultados positivos e permanentes. No que tange a empresas com resultados negativos não foi possível ser identificado relação entre a persistência e o conteúdo informacional divulgado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article analyzes whether the type of news and the earnings persistence influence the amount of information that is voluntarily disclosed by the companies. As a proxy for voluntary disclosure we use the information content of the conference calls of the companies listed on the BM&F Bovespa from 2008 to 2015. The results indicate that the companies with bad news provide more information during the conference call (presentation section and questions & answers section) than the companies with good news. Moreover, were found evidence that the companies with less persistent positive earnings provide a larger amount of information than the companies with more persistent positive earnings. Regarding companies with negative earnings we did not find any relation between persistence and the informational content.
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