Acessibilidade / Reportar erro
BBR. Brazilian Business Review, Volume: 14, Número: 5, Publicado: 2017
  • Capacidades Dinâmicas, Capacidade de Marketing e Desempenho Organizacional Articles

    Takahashi, Adriana Roseli Wünsch; Bulgacov, Sergio; Semprebon, Elder; Giacomini, Mônica Maier

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo do estudo é verificar a influência das capacidades dinâmicas no desempenho organizacional e o papel das capacidades de marketing como mediadora nesta relação no contexto das IES privadas no Brasil. Como método de pesquisa, realizou-se um survey com 316 IES, e a análise dos dados foi operacionalizada com a técnica de modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que as capacidades dinâmicas possuem influência no desempenho organizacional somente quando mediadas pela capacidade de marketing, a qual possui um importante papel na sobrevivência, crescimento e renovação nos serviços educacionais oferecidos pelas IES no setor privado e consequentemente no desempenho organizacional. Demonstrou-se também que a relação mediada é mais intensa para IES com até 3000 alunos e que outras variáveis de perfil organizacional, como quantidade de cursos, a constituição, o tipo da instituição e a modalidade de ensino não alteram significativamente os resultados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The goal of the study is to investigate the influence of dynamic capabilities on organizational performance and the role of marketing capabilities as a mediator in this relationship in the context of private HEIs in Brazil. As a research method we carried out a survey with 316 IES and data analysis was operationalized with the technique of structural equation modeling. The results indicate that the dynamic capabilities have influence on organizational performance only when mediated by marketing ability. The marketing capability has an important role in the survival, growth and renewal on educational services offerings for HEIs in private sector, and consequently in organizational performance. It is also demonstrated that mediated relationship is more intense for HEI with up to 3,000 students and other organizational profile variables such as amount of courses, the constitution, the type of institution and type of education do not significantly alter the results.
  • Processo de Planejamento Estratégico e Estrutura Organizacional: Impactos, Confluências e Similaridades Articles

    Neis, Dyogo Felype; Pereira, Maurício Fernandes; Maccari, Emerson Antonio

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem por objetivo analisar a relação entre o processo de planejamento estratégico e a estrutura organizacional na realidade de uma organização complexa: o Ministério Público de Santa Catarina. A pesquisa se configura a partir da estratégia de pesquisa de estudo de caso único, e os dados foram coletados por meio dos seguintes instrumentos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevista semiestruturada e observação sistemática. A conclusão indica que as fases do processo de planejamento estratégico influenciam e são influenciados pelos elementos da estrutura organizacional e destaca as confluências, os impactos e as similaridades existentes entre as fases de formulação e de implementação do processo estratégico com os diversos elementos constituintes da estrutura organizacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to analyze the relationship between the strategic planning process and organizational structure in the reality of a complex organization: the Public Prosecutor's Office of Santa Catarina (MPSC). The research is set by the single case study research strategy and data were collected through the following instruments: bibliographical research, documentary research, semi-structured interviews and systematic observation. The conclusion indicates that the phases of the strategic planning process influence and are influenced by the elements of the organizational structure and highlights the confluences, the impacts and similarities between the stages of formulation and implementation of the strategic process with the various constituent elements of the organizational structure.
  • Interação Entre Estratégia e Desempenho Organizacional: A Influência da Gestão Familiar Articles

    Oro, Ieda Margarete; Facin Lavarda, Carlos Eduardo

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem como objetivo analisar como ocorre a interação entre estratégia de negócios e desempenho organizacional nas empresas familiares. A pesquisa é classificada como descritiva, com abordagem qualitativa e operacionalizada pelo procedimento de estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, documentos e registros organizacionais. Foram realizadas entrevistas com informantes-chave e do núcleo familiar. As evidências coletadas na empresa pesquisada demonstram que a estratégia de negócios com atitude empreendedora é caracterizada pela estratégia de diferenciação (gestão de marcas) e inovação de produtos (criação e desenvolvimento de novos produtos) conduzidos por valores familiares disseminados dentro da organização. Os resultados indicam que a orientação empreendedora e a influência da família desempenham um papel importante para a realização de ajuste estrutural e estratégico e, por sua vez, para a realização do desempenho organizacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to analyze how occurs the interaction between business strategy and organizational performance in family firms. The research is classified as descriptive, with a qualitative approach, operationalized by the case study procedure. Data were collected through semi-structured interviews, documents and notices. Interviews were conducted with key informants and core family run. Evidence collected in the company searched, show that the business strategy with entrepreneurial attitude is characterized by the differentiation strategy (brand management) and product innovation (creation and development of new products) driven by family values disseminated within the organization. The results indicate that entrepreneurial orientation and family influence plays an important role for the realization of structural and strategic fit and, in turn, to the achievement of organizational performance.
  • A Relação entre a Satisfação com o Gerenciamento de Reclamações e as Intenções de Recompra: Detectando Influências Moderadoras em E-Tail Articles

    Nagel, Mateus; Santos, Cristiane Pizzutti dos

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo examina quais fatores afetam a relação entre a satisfação dos consumidores com o gerenciamento de reclamações e as intenções de recompra. Apresenta-se uma estrutura conceitual que explica por que a satisfação com o gerenciamento de reclamações (SATCOM) não necessariamente conduz à intenção de recompra (IR) por consumidores online. Os autores testam cinco variáveis moderadoras da relação entre SATCOM e IR: qualidade de relacionamento (fator relacional), valor econômico, atratividade das alternativas (fator de mercado), motivos inferidos e estabilidade da falha (fatores relacionados à falha). Para testar as hipóteses do estudo, realizou-se uma pesquisa online com e-shoppers e foi utilizada a análise de regressão moderada e o procedimento de bootstrapping. Os resultados mostram que todos os moderadores ajudam a explicar a não linearidade entre SATCOM e RI. Assim, este estudo faz contribuições teóricas e gerenciais relacionadas a falhas em experiências de compras e intenções de recompra no varejo online.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper examines which factors affect the relationship between consumers' satisfaction with complaint handling and repurchase intentions. We present a conceptual framework that explains why satisfaction with complaint handling (SATCOM) does not necessary lead to repurchase intention (RI) for online shoppers. The authors test five moderating variables of the relationship between SATCOM and RI: relationship quality (relational factor), economic value, alternative attractiveness (marketplace factor), inferred motives and stability of the failure (failure-related factors). To test our hypotheses, we conducted an online survey with e-shoppers and used moderated regression analysis and a bootstrapping procedure. The findings show that all moderators help to explain the nonlinearity between SATCOM and RI. Hence, this study makes theoretical and managerial contributions related to failures in shopping experiences and repurchase intentions in e-tail.
  • Estratégia de Suprimentos: Um Quase Experimento Sobre Quantidade e Localização dos Fornecedores Articles

    Duarte, André Luis de Castro Moura; Souza, Rafael Borges de; Macau, Flávio Romero; Souza, Leandro Januario de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Avaliar o impacto da entrada de uma segunda fonte de fornecimento no preço, na qualidade e nos níveis de estoque da empresa compradora. Relevância: A estratégia de suprimentos define quantos fornecedores um item deve ter e qual deve ser a sua localização. Trabalhar com um fornecedor traz benefícios relacionais; trabalhar com múltiplas fontes reduz riscos de oportunismo. Um fornecedor local alavanca benefícios pela proximidade; um global resulta em menores custos. Metodologia: O método quase experimental foi usado para acompanhar a alteração da política de compras de uma empresa de autopeças, que passou a adotar uma segunda fonte de suprimentos. A pesquisa coletou dados de custo, qualidade e tempo de cobertura de estoque para 1480 itens entre 2007 e 2012, analisando a entrada de novo fornecedor e sua localização. Resultados: A adoção de um segundo fornecedor reduziu o preço, principalmente na inserção de novo fornecedor internacional. Não foi observada piora da qualidade ou cobertura de estoques.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: Evaluate the impact of a second supply source on price, quality and stock levels at the purchasing company. Relevance: The supply strategy defines how many suppliers an item should have and where it should be located. If working with a single supplier may bring relational benefits, working with multiple sources may reduce opportunism risks. If a local supplier reaps benefits on account of its proximity, a global supplier may result in lower costs. Methodology: The quasi-experimental method was used to follow-up a purchasing policy change at an auto parts company, which took on a second supply source for low complexity items. The research collected data on costs, quality and stock coverage for 1,480 items between 2007 and 2012, analysing new supplier's entrance and location. Results: Introducing a second supplier reduced the price, especially when a new international supplier was introduced. Decreases in quality or increases in stock coverage were not observed.
  • (Re-)significando o Espaço como Capital: Contribuições de Estudo com Empreendedores Locais Articles

    Sant'Anna, Anderson de Souza; Diniz, Daniela Martins

    Resumo em Português:

    RESUMO Tomando como referência as abordagens adotadas por Bourdieu (2010) e Jacobs (2011), este artigo tem como foco apresentar os resultados de um esforço de pesquisa destinado a investigar as relações entre os construtos Espaço e Dinâmica Social. Neste sentido, visa investigar de que maneira as relações entre diferentes agentes sociais - com ênfase nos papeis desempenhados por empreendedores locais - que, ao mobilizar diferentes capitais - econômicos, sociais, culturais e simbólicos (BOURDIEU, 2010) - condicionam e são condicionados por configurações espaciais específicas, criadores de dinâmicas socioespaciais que são facilitadores da diversidade em maior ou menor grau (JACOBS, 2011). Para tal, foi conduzida pesquisa inspirada na Grounded Theory, envolvendo análise documental, observação direta e 41 entrevistas semiestruturadas com empreendedores, moradores, transeuntes e formadores de opinião inseridos na dinâmica de importante rua da periferia da cidade de Sete Lagoas (MG). Resultados notáveis incluem a relevância de estudos que traçam considerações mais sistemáticas, extrapolando os capitais econômico, social, cultural e simbólico (BOURDIEU, 2010), atribuindo maior importância ao "capital espacial", comumente relegado a segundo plano não somente na "Teoria da Ação Prática", de Bourdieu como também em estudos clássicos em Economia e Geografia (SANTOS, 2012). Outro resultado significativo deste estudo é que os sujeitos personificados nos diferentes tipos de empreendedores identificados - Tradicionais, Modernos e Bricoleurs - não emergem, nem atuam em um vácuo socioespacial, nem são independentes uns dos outros. Ao contrário, fazem parte de uma ecologia social comunitária (HANNAN; FREEMAN, 1984), repleta de disputa, colaboração e sinergias intencionais e inconscientes, em que o espaço, além das forças tecnológico-econômicas, desempenha um papel relevante.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Taking as reference the approaches adopted by Bourdieu (2010) and Jacobs (2011), the focus of this article is to present the findings of a research effort designed to investigate the relationships between the constructs Space and Social Dynamics. In this sense, it seeks to investigate in which manner did the relationships among different social agents - emphasizing the roles played by local entrepreneurs - which, upon mobilizing different capitals - economic, social, cultural and symbolic (BOURDIEU, 2010) - shape and are shaped by specific spatial configurations, creators of socio-spatial dynamics that are diversity-enablers to a greater or lesser extent (JACOBS, 2011). For this purpose, an investigation inspired on the Grounded Theory was undertaken, involving documentary analysis, direct observation and 41 semi-structured interviews with entrepreneurs, dwellers, passers-by and opinion leaders inserted into the dynamics of an important peripheral street in the city of Sete Lagoas/MG. Notable findings include the relevance of studies that draw more systematic considerations, extrapolating economic, social, cultural and symbolic capitals (BOURDIEU, 2010), allocating a greater importance to "spatial capital", usually relegated to a secondary plane not only in Bourdieu's "Theory of Practical Action" as well as in classical studies into Economics and Geography (SANTOS, 2012). Another of this study's significant findings is that the subjects personified in the different types of entrepreneurs identified - Traditional, Modern and Bricoleurs - do not emerge nor act in a socio-spatial void, nor are independent from each other. Quite the opposite, they are a part of a community social ecology (HANNAN; FREEMAN, 1984), rife with dispute, collaboration and intentional and unconscious synergies, in which space, in addition to technological-economical forces, plays a relevant role.
Fucape Business School Av. Fernando Ferrari, 1358, Boa Vista, 29075-505, Vitória, Espírito Santo, Brasil, (27) 4009-4423 - Vitória - ES - Brazil
E-mail: bbronline@bbronline.com.br