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BBR. Brazilian Business Review, Volume: 15, Número: 6, Publicado: 2018
  • O Efeito Moderador do Grau de Concentração do Setor na Relação Entre Composição Patrimonial e Vantagem Competitiva da Firma Articles

    Louzada, Luiz Claudio; Gonçalves, Márcio Augusto

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo investigou a relação entre a vantagem competitiva e a composição patrimonial da firma, com base em métricas contidas na estrutura das demonstrações contábeis, a partir de origem endógena (composição patrimonial da firma) ou exógena (nível de concentração do setor). Adicionalmente, verificou-se se as características exógenas moderam a relação entre características endógenas e o desempenho operacional da firma. A amostra para o estudo foi extraída do banco de dados da Economatica, empresa especializada em informações para o mercado de capitais. Utilizou-se a abordagem de modelos hierárquicos com medidas repetidas que envolvem regressões em série aninhadas, estimadas por máxima verossimilhança. Os resultados sugerem (i) que os recursos idiossincráticos da firma têm maior capacidade de explicação do desempenho operacional do que as características do ambiente onde a firma se insere; (ii) que a relação entre os recursos idiossincráticos da firma e o seu desempenho operacional são sensíveis às características do setor.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper investigates the relationship between the competitive advantage and balance sheet composition of the firm, based on metrics contained in the structure of financial statements, from endogenous origin (firm's balance sheet composition) or exogenous (level of sector concentration). In addition, we perform tests in order to verify whether the exogenous characteristics moderate the relation between endogenous characteristics and the firm's operational performance. We selected data from the Economatica® database, a Brazilian company specialized in information for the capital market. We based the tests on the hierarchical model approach with repeated measures involving serial and nested regressions, estimated by maximum likelihood. The test results suggest that (i) the firm's idiosyncratic features have greater explanatory capability for the firm's performance than the industry features; (ii) the relation between firm idiosyncratic resources and firm performance are sensitive to industry characteristics.
  • O impacto das alianças e do P&D interno nos desempenhos de inovação e financeiro das firmas Articles

    Paula, Fábio de Oliveira; Silva, Jorge Ferreira da

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo pretende entender as relações entre P&D interno e externo, desempenho de inovação e desempenho financeiro das empresas brasileiras de manufatura, através do teste de um modelo utilizando dados de 2.810 empresas. O estudo atingiu este objetivo. Foi detectada uma relação positiva entre o P&D externo, das alianças estratégicas, e o desempenho de inovação. Por outro lado, o P&D interno não influenciou diretamente o desempenho de inovação; no entanto, moderou positivamente a relação entre as alianças estratégicas e o desempenho de inovação, corroborando com a teoria da capacidade absortiva. Ao contrário do esperado, o desempenho de inovação teve uma influência negativa no desempenho financeiro futuro. Isso foi causado pelo intervalo de dois anos entre as medições das proxies desses dois construtos, que não foi suficientemente longo para permitir identificar um aumento nas receitas de novos produtos e serviços, mas capturou o efeito negativo do redirecionamento de recursos de marketing e vendas para atividades de inovação, como P&D interno, e dos custos gerenciais das alianças estratégicas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper intends to understand the relationships among internal and external R&D, innovation performance and financial performance in Brazilian manufacturing firms by testing a model using data from 2,810 firms. The study achieves this objective. We detected a positive relationship between external R&D from strategic alliances and innovation performance. Internal R&D, on the other hand, did not influence innovation performance directly; however, it positively moderated the relationship between strategic alliances and innovation performance, corroborating with the absorptive capacity theory. Contrary to our expectations, innovation performance had a negative influence on future financial performance. This was caused by the two-year lag between the measurement of the proxies of these two constructs, which was not long enough to allow identifying an increasing in revenues from new products and services. However, it captured the negative effect of redirecting marketing and sales resources for innovation activities, such as internal R&D, and of management costs of strategic alliances.
  • Internacionalização e Relacionamentos em Cadeia de Suprimentos Articles

    Storti, Adriana Troczinski; Paiva, Ely; Vieira, Luciana Marques

    Resumo em Português:

    RESUMO Uma multinacional pode configurar diferentemente uma "rede de relacionamentos" nas suas cadeias de suprimentos em cada país. Este artigo tem como objetivo analisar as relações em cadeias de suprimentos de uma empresa multinacional brasileira com unidades localizadas em diferentes países. Analisou-se a presença e o alinhamento de aspectos-chave do relacionamento com base na percepção dos diferentes participantes das cadeias analisadas. Foram realizadas entrevistas in-loco complementadas pela utilização de programa de análise lexical. Os resultados sugerem que o ambiente externo e as estratégias adotadas afetam os tipos de relacionamento nas cadeias investigadas. A empresa estudada apresenta estratégias de negócio diferentes em cada unidade. Estratégias de negócios que buscam maior diferenciação ou criação de valor agregado, como a unidade argentina, levam a maior colaboração e cooperação. No outro extremo, a unidade brasileira com maior foco em custos apresenta baixa confiança, o que se reflete em cooperação e colaboração incipientes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT From the perspective of supply chain management a multinational may shape its "network of relationships" differently in each country in which it operates. This paper aims to analyze the supply chain relationships of a Brazilian multinational in different national contexts. We analyzed the presence and alignment of key aspects of the relationship based on the perception of those involved in the supply chains we analyzed. The method included personal interviews and lexical analysis carried out using data analysis software. The results suggest that the external environment and the strategies adopted have an effect on the types of relationship found in the supply chains analyzed. The company has different business strategies in each of its units. Business strategies that seek greater differentiation or value creation, like those of the Argentinian unit, lead to higher levels of cooperation and collaboration. At the other extreme, a greater focus on costs in the Brazilian unit results in low levels of trust, which is reflected in incipient cooperation and collaboration.
  • Adoção de Tecnologia para Fins de Leitura: Um Estudo da Aceitação de E-Books Articles

    Martins, Mateus; Farias, Josivania Silva; Albuquerque, Pedro Henrique Melo; Pereira, Danilo Santana

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo teve como objetivo verificar a aceitação de e-books por meio do efeito das variáveis Expectativa de Performance, Expectativa de Esforço, Influência Social, Condições Facilitadoras, Hábito, Custo-Benefício e Motivação Hedônica, moderadas por Idade, Gênero e Experiência sobre a intenção de uso e o comportamento de uso dessa tecnologia. Para verificar os efeitos dessas relações entre variáveis, aplicou-se o modelo Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 (VENKATESH; THONG; XU, 2012). De um universo de 118.456 brasileiros selecionados através de uma base de dados de cidadãos envolvidos com a área de educação, 1.013 responderam a um questionário online. Os dados foram analisados via modelagem de equações estruturais, mínimos quadrados generalizados, e os erros-padrão foram obtidos via reamostragem (Jackknife). Foi concluído no estudo que o Hábito, a Expectativa de Esforço e as Condições Facilitadoras são importantes para a adoção de e-books e que a idade, o gênero e a experiência são moderadores cruciais dessas relações.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aims to verify the acceptance of e-books by identifying the effects of the variables Performance Expectancy, Effort Expectancy, Social Influence, Facilitating Conditions, Habit, Price Value, and Hedonic Motivation, moderated by Age, Gender and Experience on the intention of use and actual use of this technology. To verify the effects of the relations between these variables, we applied the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 model (VENKATESH; THONG; XU, 2012). Out of a universe of 118,456 Brazilian citizens directly involved with education, 1,013 completed an online survey. We analyzed the data via structural equations modeling; we obtained generalized least squares and standard errors via resampling (Jackknife). The study concludes that Habit, Effort Expectancy and Facilitating Conditions are important for the adoption of e-books, and that Age, Gender and Experience are crucial moderators of these relations.
  • Configuração Ambiental e Inovação: Diferentes Impactos na Mensuração do Processo Inovativo no Brasil e nos Estados Articles

    Ribeiro, Gutemberg; Cherobim, Ana Paula Mussi Szabo

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo objetiva demonstrar que as variáveis ambientais podem assumir valores diferenciados ao longo de um determinado período e se associarem de forma a compor configurações de contextos distintos. Conhecendo-se as possíveis configurações do ambiente organizacional é possível identificar quais indicadores se mostram mais apropriados para mensurar a inovação, atendendo-se desta forma à condição basilar para gerir a inovação: mensurar com acerto o fenômeno em análise. Assim, com a análise de dados empíricos do Brasil e dos estados de São Paulo, Paraná e Sergipe foi possível evidenciar e caracterizar as diferentes configurações ambientais e seus reflexos para o processo de mensuração da inovação. Destaca-se que a configuração ambiental se mostra como fator relevante que deve ser considerado no processo de mensuração e gestão da inovação visando à competitividade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to demonstrate that environmental variables can assume differentiated values over a given period and associate themselves to form configurations of different contexts. Knowing the possible configurations of the organizational environment, we are able to identify which indicators are most appropriate to measure innovation, thus meeting the basic condition to manage innovation: to measure accurately the phenomenon under analysis. Thus, with the empirical data analysis from Brazil and the states of São Paulo, Paraná and Sergipe, we are able to highlight and characterize the different environmental configurations and their reflexes for the innovation measurement process. It should be emphasized that the environmental configuration appears as a relevant factor that must be considered in the process of measurement and management of innovation aiming at competitiveness.
  • Nomear marcas em inglês vale a pena? Efeitos do estrangeirismo e do país de origem no valor da marca Articles

    Porto, Rafael Barreiros; Soyer, Talyta da Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO O efeito da estratégia de branding de identidade, estrangeirismo e país de origem, no valor da marca suscita questões sobre a efetividade da nomeação de estabelecimentos comerciais pelos empreendedores. A pesquisa averiguou a influência do estrangeirismo e do país de origem na percepção de valor de marcas pelos consumidores. Foi realizado um experimento entre sujeitos (2x2) com 280 participantes, tendo o estrangeirismo e o país de origem como variáveis manipuladas e o valor da marca como variável dependente. Os resultados demonstram um efeito positivo e direto do estrangeirismo nos indicadores de brand equity, imagem associada e disposição a pagar preço premium. O país de origem moderou a relação do estrangeirismo com o valor da marca, demonstrando que marca com estrangeirismo aumenta a exclusividade sem identificação do país de origem e marca sem estrangeirismo aumenta o mesmo indicador ao mostrar o país de origem. A pesquisa pode auxiliar na construção e gerenciamento da marca de novos produtos, serviços e lojas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The effect of the brand identity strategies, foreignness and country of origin, on brand equity raises questions about the effectiveness of the names given by entrepreneurs to commercial establishments. This study investigates the influence of foreignness and country of origin on consumer-based brand equity. We conduct a 2x2 between-subjects experiment with 280 participants, using brand foreignness and country of origin as manipulated variables and brand equity as the dependent variable. The results show a positive and direct effect of foreignness on brand equity indicators, associated image and willingness to pay a premium price. Country of origin moderated the relationship between foreignness and brand equity, showing that a brand with foreignness increases exclusivity without any identification of the country of origin and that a brand without foreignness increases the same indicator when the country of origin is present. This research may help in building and managing new product, service, and retail brands.
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