Acessibilidade / Reportar erro
BBR. Brazilian Business Review, Volume: 16, Número: 2, Publicado: 2019
  • O Efeito da Reatância na Satisfação: Um Estudo no Contexto das Operadoras de Saúde Suplementar Article

    Rafael, Diego Nogueira; Lopes, Evandro Luiz

    Resumo em Português:

    RESUMO Em um cenário no qual o Estado não consegue atender toda a população, as organizações privadas de saúde tomaram para si parte desse mercado, oferecendo planos de saúde e assistência privada, os quais constituem o que é chamado de sistema de saúde suplementar. Diante desse contexto, o tema deste trabalho é o estudo da reatância psicológica na satisfação dos usuários de planos de saúde suplementar. A fase empírica foi conduzida por meio de um survey, que teve como amostra 145 estudantes universitários. A análise dos dados, conduzida por meio da macro PROCESS, indicou que a avaliação das operadoras de saúde suplementar está intimamente relacionada com o nível de reatância individual do usuário e também com a forma de contratação do plano, sendo que a liberdade de escolha da operadora minimiza a avaliação negativa dos indivíduos com alta reatância psicológica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In a scenario in which the State is unable to serve the entire population, private health organizations have emerged, offering health plans and private assistance, called supplementary health systems. Given this context, the theme of this work is the study of the effect of psychological reactance on the satisfaction of users of supplementary health plans. The empirical phase was conducted through a survey with 145 university students. Data analysis, conducted through the macro PROCESS, indicated that the evaluation of supplementary health care providers is closely related to the level of individual reactance of the user and the way the plan is contracted. Furthermore, freedom of choice of the operator minimizes negative evaluations from individuals with high psychological reactance.
  • Gestão Estratégica de Manufatura - Proposta de um método que recomenda Técnicas de Produção para Alavancar as Diferentes Dimensões Competitivas Article

    Maldaner, Luis Felipe; Kreling, Rafael

    Resumo em Português:

    RESUMO A literatura sobre estratégia de manufatura é bastante extensa. A abordagem de alguns conceitos, tais como Unidade Estratégica de Negócios (UEN) e Dimensões Competitivas, está relacionada com o conceito de Fábrica Focada de Skinner (1974) e culmina na definição de diferentes técnicas, sistemas e ferramentas que eleva cada Dimensão Competitiva. Entretanto, a literatura é muito mais restrita quando determina qual técnica de manufatura em particular deveria ser adotada entre as diferentes possibilidades. Este estudo usou o método Design Research e objetiva preencher essa lacuna propondo um método que direciona a decisão para definir a mais apropriada técnica de produção a ser adotada dentro de uma realidade industrial específica. O método final proposto auxilia os usuários a selecionar a técnica de produção mais alinhada a uma dada realidade. Ele procura ampliar a Estratégia de Produção através do suporte aos gerentes industriais para adotar as técnicas e práticas que atendam à demanda principal e às específicas condições experimentadas nas suas rotinas diárias.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The manufacturing strategy literature is very wide. The approach of some concepts, such as the Strategic Business Units (SBU) and Competitive Dimensions, evolves towards the concept of Focused Factory by Skinner (1974) and culminates in the definition of different techniques, systems and tools that leverage each Competitive Dimension. However, the literature is much more restricted when it comes to determining which particular manufacturing technique should be adopted among different possibilities. This study aims at filling this gap by proposing a method, which directs decision-making when one needs to define the most appropriate production technique(s) to be adopted within a specific industrial reality. The research method adopted is Design Research. The final method proposed assists its user to select the production techniques that are best aligned with a given application reality. It seeks to go one step further in unfolding Production Strategy by supporting industrial managers to adopt techniques and practices that meet their main demands and specific conditions experienced in their daily routines.
  • Sistemas de Educação Superior e a Cobrança de Taxas Acadêmicas: Perspectivas e Percepções no Brasil, Canadá e China Article

    Costa, Danilo de Melo; Barbosa, Francisco Vidal; Zha, Qiang; Trilokekar, Roopa Desai

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo tem como objetivo compreender as percepções da cobrança de taxas acadêmicas no Canadá e na China e as perspectivas desta prática no Brasil, que é um país em que a sociedade almeja acesso a um ensino superior de qualidade, mas que enfrenta grandes restrições orçamentárias em seu financiamento público. Para entender essas questões, realizou-se um estudo multicaso, exploratório e qualitativo com dirigentes governamentais, especialistas em educação superior e líderes estudantis dos três países. Em conclusão a partir da análise dos dados, e considerando os benefícios relatados pelos participantes canadenses e chineses, sugere-se ao Brasil que realize uma reflexão sobre esse assunto. O estudo demonstra que uma iniciativa desta natureza pode impulsionar as instituições públicas de ensino superior através de uma maior disponibilidade financeira e democratizar o acesso e a permanência, pois se teriam mais recursos para investir e auxiliar estudantes de grupos sub-representados que participam do sistema.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aims to understand the perceptions of the tuition fees charging in Canada and China and the perspectives of this practice in Brazil, which is a country where society requires access to quality higher education, but which faces large budgetary constraints on its public funding. To understand these questions, a qualitative exploratory multi-case study was carried out with government officials, specialists in higher education, and student leadership from all three countries. In conclusion to this analysis, and considering the benefits provided by the Canadian and Chinese participants, it is suggested for Brazil to perform a reflection on this subject. The study shows that such an initiative can boost public higher education institutions through greater financial availability and democratize access and permanence, as there would be more resources to invest and assist students from underrepresented groups participating in the system.
  • O impacto das Distâncias Institucionais CAGE e das Motivações para a Internacionalização sobre o Investimento Direto Estrangeiro Brasileiro Article

    Ferreira, Manuel Portugal; Falcão, Marcelo Braga

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste estudo analisamos a influência das distâncias institucionais e das motivações estratégicas para a internacionalização sobre o investimento direto estrangeiro (IDE) brasileiro. Sugerimos que as diferenças institucionais entre o Brasil e o país de destino, medidas com a tipologia CAGE de Ghemawhat (2001), exercem uma influência negativa sobre os fluxos de IDE. No entanto, propomos as motivações estratégicas de busca por mercados e por recursos estratégicos (ex.: aquisição de novos conhecimentos) moderam o impacto da distância institucional sobre o IDE reduzindo a influência que as diferenças institucionais entre países têm sobre as decisões de investimento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this study, we have analyzed the influence of institutional distances and strategic motivations for internationalization on Brazilian foreign direct investment (FDI). We suggest that institutional differences, between Brazil and the host country, measured with Ghemawhat's (2001) CAGE typology, have a negative impact on FDI flows. However, we propose that the market-seeking and strategic asset-seeking motivations (e.g., new knowledge acquisition) moderate the impact of institutional differences on investment decisions by reducing the impact of the institutional distances between countries on investment decisions.
  • Os Aspectos Relacionais do Consumo de Luxo no Brasil: O desenvolvimento da Escala de Percepção de Relacionamento de Consumidores de Luxo e a Análise da Influência da Personalidade de Marca sobre a Percepção de Relacionamento com Marcas de Moda de Luxo Article

    Scussel, Fernanda; Demo, Gisela

    Resumo em Português:

    RESUMO O principal objetivo deste artigo foi desenvolver uma escala para mensurar a percepção de relacionamento entre consumidores de marcas de moda de luxo no Brasil. Para tanto, seguimos as orientações de Churchill (1979) e Rossiter (2002) para desenvolvimento de escalas, abarcando entrevistas e a criação de uma versão piloto da escala, submetida a dois processos de purificação - análises fatorial exploratória e confirmatória. A Escala de Percepção de Relacionamento de Consumidores de Luxo é um instrumento de 20 itens, composto por três fatores de primeira ordem (experiência com a marca, lealdade do consumidor e imagem de marca) e um fator de segunda ordem (percepção de relacionamento do consumidor), todos com bons índices psicométricos. Como segundo objetivo, testamos a relação entre as dimensões de personalidade de marca sobre a percepção de relacionamento no contexto do luxo, confirmando a relação de predição entre as variáveis. Concernente às contribuições, apresentamos uma nova métrica para a literature de marketing, o que permitirá futuros estudos relacionais com outros construtos relativos ao comportamento do consumidor. Além disso, foi demonstrado empiricamente o impacto da personalidade de marca sobre a percepção de relacionamento, preenchendo uma lacuna da literatura que pode, ainda, auxiliar a pesquisa sobre os antecedentes do marketing de relacionamento. Finalmente, analisamos o consumo de luxo em um país emergente, um tópico de interesse crescente nos estudos, revelando aspectos do relacionamento entre as marcas de luxo e os consumidores brasileiros.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The main objective of this article is to develop a scale to measure relationship perception among customers of luxury fashion brands in Brazil. We followed Churchill's (1979) and Rossiter's (2002) guidelines on scale development, emcompassing interviews and the creation of a pilot version of the scale, that went through two purification processes - exploraroty and confirmatory factor analysis. The Luxury Customer Relationship Perception Scale is a 20 items instrument composed by three primary factors (brand experience, customer loyalty and brand image) and a second order factor (customer relationship perception), with good psychometric indices. As a secondary objective, we tested the relation between the dimensions of brand personality on relationship perception in the luxury context, confirming a prediction relation between these variables. Regarding our contributions, we propose a new metric for marketing literature, which enables future relational studies with other consumer behavior constructs. Then, we empirically show the impact of brand personality on relationship perception, filling a gap on literature that can also help the research on the antecedents of relationship marketing. Lastly, we analyse luxury consumption in an emerging country, a topic of growing interest in literature, bringing out the aspects of the relationship between luxury brands and Brazilian customers.
  • Comportamento Assimétrico dos Custos e Gerenciamento de Resultados Article

    Silva, Alini da; Zonatto, Vinícius Costa da Silva; Magro, Cristian Baú Dal; Klann, Roberto

    Resumo em Português:

    RESUMO O estudo teve por objetivo analisar a relação entre o comportamento assimétrico dos custos e a prática de gerenciamento de resultados de empresas brasileiras. A metodologia refere-se à pesquisa descritiva, documental e quantitativa. A amostra compreendeu 160 empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa, entre os períodos de 2008 a 2017. Para a análise dos dados, utilizaram-se modelos de regressão linear múltipla. Observou-se que o lucro contábil sofre variação pelo comportamento assimétrico dos custos e também pela prática de gerenciamento de resultados. As acumulações totais e também parte do gerenciamento de resultados foram explicados pelo comportamento assimétrico dos custos. Este estudo contribui com a atual pesquisa sobre a discussão de que parte do gerenciamento de resultados pode ser decorrente de assimetria de custos. Além disso, os resultados apontam que o modelo Dechow, Sloan e Sweeney (1995) poderia considerar a assimetria de custos como variável de interferência nas acumulações totais, para a melhor estimação das acumulações discricionárias.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aims to analyze the relationship between cost asymmetry (Sticky Costs) behavior and earnings management practices of Brazilian companies. The methodology refers to descriptive, documentary and quantitative research. The sample comprised 160 Brazilian companies listed on BM&FBovespa between 2008 and 2017. Multiple linear regression models were used to analyze the data. We observed that accounting profit is affected by sticky costs behavior and by earnings management practices. Total accruals and part of earnings management are explained by costs asymmetric behavior. This paper contributes to the current research on the discussion that part of earnings management can be due to sticky costs. In addition, the results show that the Dechow, Sloan and Sweeney (1995) model could consider the asymmetry of costs as an interference variable on total accruals, in order to better estimate the discretionary accruals.
Fucape Business School Av. Fernando Ferrari, 1358, Boa Vista, 29075-505, Vitória, Espírito Santo, Brasil, (27) 4009-4423 - Vitória - ES - Brazil
E-mail: bbronline@bbronline.com.br