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BBR. Brazilian Business Review, Volume: 16, Número: 5, Publicado: 2019
  • A Instrumentalização de Metáforas no Campo do Management: Reflexões a partir do uso da obra “A arte da Guerra” na Área de Negócios Article

    Lara, Luiz Gustavo; Vizeu, Fabio; Alves, Elizeu Barroso

    Resumo em Português:

    RESUMO O debate sobre o uso das metáforas no contexto organizacional nas últimas décadas ainda não se encontra esgotado, especialmente nos estudos sobre discurso. Inserindo-se nessa discussão, o presente ensaio problematiza a dimensão anacrônica no uso de metáforas no campo do management. A partir de uma visada hermenêutico-crítica, argumentamos que o uso de metáforas na literatura gerencialista por vezes reflete uma distorção utilitária e anacrônica dos contextos originários das formas simbólicas metaforizadas. Nesse sentido, o uso estratégico da linguagem pode inibir a autonomia interpretativa dos sujeitos, ou seja, colonizando seus horizontes interpretativos pela indução persuasiva de visões de mundo simplistas e utilitárias sobre a realidade organizacional. Utilizamos a forma ensaística como método e nos amparamos teoricamente na abordagem crítica de Alvesson, nas hermenêuticas de Gadamer e Ricoeur, e na Teoria Crítica de Habermas. Ilustramos nosso argumento através do uso recorrente da obra “A Arte da Guerra” como metáfora para prática gerencial.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The debate about the use of metaphors in the organizational context in the last decades has not been exhausted, especially in discourse studies. Inserting itself in this discussion, the present essay problematizes the anachronistic dimension in the use of metaphors in the field of management. From a hermeneutic-critical perspective, we argue that the use of metaphors in managerial literature sometimes reflects a utilitarian and anachronistic distortion of the contexts originating in metaphorical symbolic forms. In this sense, the strategic use of language can inhibit the interpretive autonomy of individuals, that is, colonize their interpretive horizons by the persuasive induction of simplistic and utilitarian worldviews about organizational reality. We use the essay form as a method, and we rely theoretically on Alvesson’s critical approach, on the hermeneutics by Gadamer and Ricoeur, and on Habermas’ Critical Theory. We illustrate our argument by recurring use of the work “The Art of War” as a metaphor for managerial practice.
  • Atuação em Rede, Confiança e Recursos Internos como antecedentes da Efetividade da Governança Supraempresarial: um Estudo do Impacto no Desempenho das Empresas Envolvidas Article

    Martins, Henrique Cordeiro; Siqueira, Lucas Araújo Bassalo de; Sousa, José Antônio

    Resumo em Português:

    RESUMO Em um ambiente de negócios competitivo, o papel de entidades capazes de exercer uma governança supraempresarial (GSE) tornou-se indispensável na operação das empresas envolvidas. Com poucas teorias que abordam a temática, este trabalho tem como objetivo verificar os antecedentes atuação em rede, confiança e recursos internos na efetividade da governança supraempresarial e sua influência no desempenho das empresas envolvidas. Para tal, foi realizada uma pesquisa de natureza quantitativa, do tipo descritiva, por meio de um survey com 181 empesas ligadas à FIEMG-MG, submetidos ao tratamento estatístico por meio da Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados apontaram que, se por um lado, existe influência significativa e positiva nos antecedentes de confiança e de recursos internos sobre a GSE, por outro, a atuação em rede parece não ter tanta relevância. Juntos, os antecedentes são capazes de explicar aproximadamente 75% da variabilidade da GSE. Pôde-se verificar também a influência positiva da GSE sobre o desempenho das empresas envolvidas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In a competitive business environment, the role of entities capable of exercising network governance (NG) has become indispensable to the operations of the companies involved. With few theories that approach the subject, this work has as its main objective the investigation of the background of network performance, trust and internal resources in the effectiveness of the NG, and its influence on the performance of the companies. To this end, 181 companies linked to the FIEMG-MG were surveyed in a quantitative and descriptive analysis in which multivariate statistical analysis was used to analyse the data. The results show that, on one hand, there is significant and positive influence of reliable records and internal resources on the NG, and on the other, working in networks does not seem to have much relevance. It emphasizes that, together, the antecedents can explain about 75% of the variability of NG. The positive influence of NG on the performance of the companies involved could also be seen.
  • Adoção de Mídias Sociais por Pequenas e Médias Empresas de Serviços de Saúde Article

    Zilber, Silvia; Monken, Sonia; Quevedo-Silva, Filipe

    Resumo em Português:

    RESUMO Mídias sociais como YouTube, Facebook e Twitter podem afetar a forma como os provedores de saúde entregam seus serviços, sendo consideradas, portanto, uma inovação para o setor. Como ferramentas de baixo custo, seu uso por Pequenas e Médias Empresas (PMEs) do setor da Saúde poderia trazer vantagens competitivas. Por outro lado, diversos estudos mostram que essas ferramentas ainda são subutilizadas por empresas desse segmento. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo foi investigar que fatores levam à adoção de mídias sociais por PMEs da área de Serviços de Saúde no Brasil. Para isso, foi aplicado um modelo de adoção de inovação organizacional, numa pesquisa do tipo causal. Foi realizado um survey com 211 pequenas e médias empresas de serviços de saúde. O método de análise dos dados foi a Modelagem de Equações Estruturais (MEE), utilizando o software SmartPLS 2.0 M3 para as análises. Os resultados mostraram que tanto as características percebidas das mídias sociais quanto as características do adotante são fatores que colaboram para a adoção dessas mídias pelas empresas. Já influências ambientais não se mostraram relevantes para sua adoção pelas empresas da amostra.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Social media such as YouTube, Facebook, and Twitter can affect the way healthcare providers deliver their services. As low-cost tools, their use by small- and medium-sized enterprises (SMEs) in the healthcare sector could deliver competitive advantages. Several studies have shown that these tools are still underutilized by companies in this segment. Thus, the objective of the present study was to investigate which factors lead to the adoption of social media by SMEs in the healthcare sector in Brazil. To this end, a model for the adoption of organizational innovation was used in a causal study. A survey was conducted with 211 healthcare SMEs. The data analysis method was structural equation modeling (SEM), and SmartPLS 2.0 M3 software was used for the analyses. The results showed that both the perceived characteristics of the social media and the characteristics of the adopter are factors that contribute to the adoption of these media by the enterprises. Environmental influences were shown to not be relevant for the adoption of the media by the enterprises in the sample.
  • Risco e Ambidestria Organizacional: Uma Meta-Síntese dos Estudos de Caso e Proposta de um Framework Article

    Severgnini, Elizandra; Takahashi, Adriana Roseli Wünsch; Abib, Gustavo

    Resumo em Português:

    RESUMO A ambidestria organizacional surge como uma capacidade da organização de empregar esforços em objetivos contraditórios, tais como exploration e exploitation para obtenção de sucesso de longo prazo e desempenho mais duradouro. Em paralelo, a organização enfrenta riscos por vezes inerentes à sua capacidade administrativa e por outro não administráveis. No entanto, até o momento, as pesquisas sobre risco e ambidestria organizacional não foram sistematicamente revisadas. O presente artigo preenche essa lacuna revisando sistematicamente estudos de caso qualitativos existentes sobre risco e ambidestria organizacional publicados em periódicos revisados por pares. Para atender a tal objetivo, a adoção de uma meta-síntese de estudos de caso qualitativos foi empregada a fim de identificar possíveis relações de causa e efeito entre os construtos e, posteriormente, propor um modelo teórico. Os resultados sugerem que o risco e a incerteza influenciam o modo como a organização investe recursos no exploration ou exploitation. Segundo, os achados indicam que o risco modera o efeito direto do exploration e do exploitation no desempenho e na tomada de decisão, amplificando ou mitigando seus efeitos. Terceiro, os dados aconselham que o risco tem um efeito preditor inverso, reduzindo o desempenho organizacional e influenciando o modo da tomada de decisão estratégica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Organizational ambidexterity arises as an organization’s ability to employ efforts on contradictory goals, such as exploration and exploitation for long-term success and long-lasting performance. In addition, the organization faces risks inherent in the management of its administrative capacity. However, to date, we did not find a systematic qualitative-research review on risk and organizational ambidexterity. This paper fills this gap by systematically reviewing existing qualitative case studies on risk and organizational ambidexterity published in peer-reviewed journals. To fulfill this objective, we used a meta-synthesis of qualitative synthesis case studies in order to identify possible cause and effect relationships between the constructs and to propose a theoretical model. The results showed that risk and uncertainty influence the way the organization invests resources in exploration or in exploitation. Second, the findings indicated that risk moderates the direct effect of exploration and exploitation on performance and on decision making, amplifying or reducing their effects. Third, the framework suggests that risk has a direct effect on organizational performance, reducing it, or influencing strategic decision-making (ranging from intuitive to rational decision).
  • A Influência das Redes Sociais sobre a Consciência Ambiental e a Responsabilidade Social das Gerações Article

    Severo, Eliana Andréa; Guimarães, Julio Cesar Ferro de; Dellarmelin, Mateus Luan; Ribeiro, Rossana Parizotto

    Resumo em Português:

    RESUMO Com o advento da globalização e o acesso às informações, as redes sociais passaram a ser amplamente utilizadas pelas gerações. Contudo, a problemática ambiental vem provocando impactos em nível global, assim como encontram-se questões de vulnerabilidade social. Coerentemente, a consciência ambiental desperta novos hábitos de consumo, implementando nova postura socialmente responsável. Perante o exposto, este estudo tem como objetivo analisar a influência das redes sociais sobre a consciência ambiental e a responsabilidade social das gerações Baby Boomers, X e Y, nas regiões do Sul e Sudeste do Brasil. A metodologia utilizada tratou-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva, por meio da Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados destacam que os indivíduos que estão expostos às informações (vídeos, fotos, textos) de responsabilidade social e sustentabilidade ambiental são positivamente influenciados na formação da consciência social e ambiental. Entretanto, a geração Y apresentou as menores médias de respostas na busca de informações sobre as questões ambientais e sociais, o que é relevante para a sociedade, Instituições de Ensino, Órgãos Governamentais, bem com as empresas para fomentarem ações e informações sobre a responsabilidade socioambiental, no intuito de engajar a geração Y ao desenvolvimento sustentável.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT With the advent of globalization and access to information, social networks came to be widely used by different generations. However, environmental issues have been causing global impacts, as well as issues of social vulnerability. Environmental awareness awakens new consumption habits, implementing a new socially responsible posture. This study aims to analyze the influence of social networks on environmental awareness and the social responsibility of Baby Boomers, Generations X, and Y, in the regions of South and Southeast Brazil. We use the methodology of quantitative and descriptive research, by means of the Structural Equation Modeling. The results highlight that individuals who are exposed to information (videos, photos, texts) related to social responsibility and environmental sustainability are positively influenced in the formation of social and environmental awareness. However, generation Y presented the lowest means of responses in the search for information on environmental and social issues. This is relevant to society, teaching institutions, government agencies, as well as companies, in order to promote actions and information on social and environmental responsibility, in order to engage Generation Y in sustainable development.
  • Participação Acionária em Empresas Listadas na B3 em 2018: Um Estudo de Redes Article

    Carvalho, Caroline Alvarenga; Ribeiro, Evandro Marcos Saidel

    Resumo em Português:

    RESUMO A estrutura de controle de grandes empresas interfere na competição de mercado, bem como em sua estabilidade financeira. Estudos internacionais pesquisaram a rede de controle de empresas em seus países, outros expandiram tal visão para empresas transnacionais, realizando uma análise em nível mundial, ambas visando descrever a disposição dos principais controladores em uma estrutura de rede. Assim, o objetivo principal deste trabalho consiste em elaborar e analisar a rede de participação acionária em empresas listadas na B3 no ano de 2018. Trata-se de uma pesquisa descritiva com uso da técnica de Redes e dados obtidos no Economatica. Como resultado, foi observada uma rede com uma componente gigante composta por 726 atores, e uma rede de acionistas com baixa densidade, alta modularidade e com atores centrais de grande influência. Os resultados contribuem para a compreensão da atual estrutura da participação no mercado acionário brasileiro e espera-se que possa incentivar novas investigações sobre o mercado financeiro brasileiro.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The shareholding structure of large companies interferes with market competition, as well as the financial stability thereof. Some international studies have analyzed the control network of companies in their corresponding countries, others have broadened such vision to transnational companies, conducting a world level analysis, with both aiming to describe the willingness of the main shareholders regarding the network structure. Thus, the challenge herein is to elaborate and analyze the network of shareholding in companies listed on B3 in 2018. This paper will be descriptive research that uses Network Analysis of data obtained from Economatica software. As a result, we find a network with a giant component comprised of 726 players and a shareholders’ network of low density, high modularity and with main players of high influence. The results contribute to understanding the current structure of the Brazilian stock market share and are expected to encourage new researches on the Brazilian financial market.
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