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BBR. Brazilian Business Review, Volume: 17, Número: 6, Publicado: 2020
  • O Papel dos Estágios do Ciclo de Vida da Firma sobre o Disclosure Voluntário e o Custo de Capital Próprio nas Companhias Abertas Brasileiras Article

    Novaes, Paulo Victor; Almeida, Jose Elias

    Resumo em Português:

    RESUMO O estudo analisa os efeitos dos estágios do ciclo de vida da firma sobre o disclosure voluntário e sobre o custo de capital, bem como a relação entre a interação dos estágios do ciclo de vida e as medidas de disclosure voluntário sobre o custo de capital próprio. A amostra é composta por empresas brasileiras não financeiras, acompanhadas por analistas, entre 2008 e 2014, extraída das bases de dados I/B/E/S e Comdinheiro®. Os resultados evidenciam que o nível de disclosure é maior para empresas nos estágios de maturidade e crescimento. Também evidencia que empresas nos estágios de introdução e declínio apresentam custo de capital próprio mais elevado, no entanto empresas em declínio que aumentam o nível de disclosure voluntário reduzem seu custo de capital. Ademais, empresas maduras reduzem tal risco intrínseco ao reportar informações socioambientais de forma voluntária. Os resultados são úteis para investidores, profissionais e reguladores para compreender os incentivos das práticas de disclosure voluntário.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT We examine the effects of firms’ life cycle stages on voluntary disclosure and the cost of equity capital. We also examine the relationship between the interaction of life cycle stages and voluntary disclosures measures on cost of equity capital. Our sample consists of non-financial Brazilian public companies, covered by analysts between 2008 and 2014, collected from I/B/E/S and Comdinheiro databases. We find that voluntary disclosure level is higher for firms in maturity and growth stages. We also find that firms in introduction and decline life cycle stages show higher implied cost of capital, however declining firms that increase voluntary disclosure reduce their cost of capital. Moreover, mature firms significantly reduce such inherent risk by reporting social and environmental voluntary information. Our results are useful for investors, practitioners, and regulators to the understanding of the incentives of voluntary disclosure practices.
  • Sinais Fundamentalistas em Cenários de Volatilidade: Evidências no Mercado Acionário Brasileiro Article

    Bastos, Edson; Bortolon, Patricia; Maia, Vinicius

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo investiga se a utilidade dos sinais fundamentalistas para prever o retorno é alterada em contextos de alta volatilidade e considerando ainda a sensibilidade ou não dos ativos ao índice de volatilidade IVol-BR. Em momentos de alta volatilidade, os investidores poderiam tomar suas decisões voltados a uma aversão ao risco e não com base apenas nos fundamentos das empresas. Além disso, verifica-se como diferentes defasagens dos sinais fundamentalistas se relacionam com retornos futuros. A escolha metodológica é de estimadores para dados em painel para análise das empresas não financeiras que têm ações negociadas na B3 - Brasil, Bolsa Balcão - no período de 2011.3T a 2018.2T. Os resultados encontrados mostram indícios de alteração da capacidade explicativa dos sinais fundamentalistas em cenários distintos de volatilidade e para diferentes sensibilidades ao IVol-BR. Esse achado pode impactar a tomada de decisão de gestores e investidores uma vez que viabiliza o delineamento de estratégias de investimento baseadas em sinais fundamentalistas aderentes a cenários distintos de risco.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article investigates whether the usefulness of fundamentalist signals to predict returns are altered in context of high volatility and also considering the sensitivity of assets to the IVol-BR volatility index. In times of high volatility, investors could make their decisions based on risk aversion and not only on the fundamentals signals of companies. In addition, it is possible to see how different delays in fundamentalist signals are related to future returns. The methodological choice is for estimators in panel data for the analysis of non-financial companies that have shares traded on B3 - Brasil, Bolsa, Balcão - in the period from 2011.3Q to 2018.2Q. The results show evidence of changes in the explanatory capacity of fundamentalist signals in different volatility scenarios, and for different sensitivities to IVol-BR. This finding may impact the decision-making of managers and investors as it enables the design of investment strategies based on fundamentalist signals adhering to different risk scenarios.
  • Opacidade em Hedge Funds: Existe Criação de Valor para o Investidor e para o Gestor? Article

    Januzzi, Flávia; Bressan, Aureliano; Moreira, Fernando

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo investiga se a opacidade (mensurada pela utilização de derivativos) cria valor tanto para os investidores quanto para os gestores de fundos de hedge (que cobram taxas de performance). Como não foi verificada uma relação positiva entre opacidade e a receita do gestor, não é possível afirmar que ela crie valor para esses agentes ou mesmo para os investidores. Embora tenha sido constatado que a opacidade esteve positivamente associada à tomada de risco e negativamente relacionada com o retorno ajustado do fundo, foram sugeridas medidas de proteção para os investidores, especialmente os menos qualificados. Foi empregada uma base de dados única e abrangente relacionada a posições em derivativos em fundos. Isso foi possível devido às normas de divulgação da Comissão de Valores Mobiliários brasileira, que obrigam os gestores a publicar ao final de cada mês as informações detalhadas da alocação da carteira de cada fundo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper investigates if opacity (as measured by derivatives usage) creates value for investors and the managers of hedge funds that charge performance fees. Since we do not identify a positive relation between opacity and managers’ revenue, it is not possible to state that opacity is a source of manager’s value creation for hedge fund investors and managers. However, considering that opacity is positively associated with risk-taking and negatively related with investors’ adjusted returns, we suggest policies aiming at protecting investors, especially those less qualified. We examine a unique and comprehensive database related to the positions in derivatives taken by managers, which was enabled due to specific disclosure regulatory demands of the Brazilian Securities Exchange Commission, where detailed information on hedge funds’ portfolio allocation should be provided on a monthly basis.
  • A Consciência da Marca Influencia a Intenção de Compra? O Papel Mediador das Dimensões do Valor da Marca Article

    Azzari, Vitor; Pelissari, Anderson

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo teve como objetivo identificar o papel antecedente da consciência da marca em outras dimensões do consumer-based brand equity (CBBE) e seu impacto na intenção de compra. É um estudo quantitativo baseado em uma pesquisa realizada com 622 usuários de smartphones. O teste de hipóteses foi realizado por modelagem de equações estruturais (PLS-MEE) e regressão de mínimos quadrados ordinários (OLS) para analisar o efeito da mediação. Os resultados demonstram que a consciência da marca não afeta diretamente a intenção de compra. Essa relação existe apenas quando mediada pelas três dimensões do CBBE: qualidade percebida, associações de marca e lealdade à marca. Os resultados deste estudo possuem duas contribuições principais. Primeiro, demonstra que conhecer uma marca não é suficiente para gerar a intenção de compra dos consumidores. Segundo, usa o efeito mediador das outras dimensões do CBBE (associações, lealdade e qualidade percebida) para demonstrar que a consciência da marca atua como um primeiro passo na construção de valor da marca para os consumidores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims to identify the antecedent role of brand awareness in other dimensions of consumer-based brand equity (CBBE) and its impact on purchase intention. It is a quantitative study based on a survey conducted with 622 smartphone users. The theoretical hypothesis test was performed by structural equation modeling (PLS-SEM) and ordinary least squares (OLS) regression to analyze the mediation effect. The results demonstrate that brand awareness does not directly impact purchase intention. This effect is only observed when it is mediated by the three dimensions of CBBE - perceived quality, brand associations, and brand loyalty. This investigation makes two major contributions. First, it demonstrates that knowing a brand is not enough to generate consumers’ purchase intent. Second, it uses the mediating effect of the other dimensions of CBBE (associations, loyalty, and perceived quality) to demonstrate that brand awareness acts as a first step in building brand value for consumers.
  • Inovação e Marcas: A Perspectiva dos Gestores em Estudo de Casos Múltiplos no Triângulo Mineiro Article

    Bevilacqua, Rogerio; Freitas, Verica; Paula, Veronica Angélica Freitas de

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo tem como objetivo geral identificar o que é uma marca inovadora na perspectiva dos gestores de empresas do Triângulo Mineiro e descrever como eles administram as marcas inovadoras. Realizou-se um estudo de casos múltiplos com cinco empresas inovadoras de quatro setores econômicos: telecomunicações, tecnologia da informação, produtos químicos e eletricidade. As entrevistas com esses gestores foram submetidas à análise de conteúdo, sendo estabelecidas dezesseis categorias, entre elas: definição de inovação; características de marca inovadora; motivos para inovar; relação entre marcas e inovação; área responsável pela inovação; disseminação da inovação; cultura organizacional de novas ideias; tipos de inovação; redução de tempo, custos e riscos à inovação; relação da empresa com o mercado; estratégias de marca; personalidade de marcas; integração do consumidor final na inovação; recompensas para o consumidor; e herança de marca. Ao final, são apresentadas contribuições teóricas e gerenciais que podem ser aplicadas ou adaptadas a outras organizações no seu processo de inovação e gestão de marcas. Neste sentido, importante destacar que, nos casos estudados, a inovação incremental é dominante; há prevalência do estágio em que as inovações de sucesso melhoram a percepção de marca, a atitude e o uso dos consumidores; e as empresas estudadas puderam ser distribuídas em duas das possibilidades de inovação propostas por Brexendorf et al. (2015): follower brands e craft-designer led brands.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to identify what an innovative brand is from the perspective of business managers in a region of Brazil, and describe how they manage innovative brands. A multiple case study was carried out with five innovative companies from four economic sectors: telecommunications, information technology, chemicals, and electricity. The interviews with these managers were processed with content analysis, being established sixteen categories which include: definition of innovation; innovative brand features; reasons for innovation; relationship between brands and innovation; area responsible for innovation; dissemination of innovation; organizational culture of new ideas; types of innovation; reduction of time, costs and risks to innovation; relationship between the company and the market; brand strategies; brand personality; integration of the end consumer into innovation; rewards for the consumer; and brand heritage. At the end, theoretical and managerial contributions are presented that can be applied or adapted to other organizations in their process of innovation and brand management. In this sense, it is important to highlight that, in the studied cases, incremental innovation is dominant; the stage at which successful innovations improve consumer brand awareness, attitude, and usage prevails; and the companies studied could be distributed in two of the innovation possibilities proposed by Brexendorf et al. (2015): follower brands and craft-designer led brands.
  • Entendendo a Integração de Atores Sociotécnicos para Mobilidade Urbana Compartilhada e Sustentável Article

    Pereira, Carlos Henrique T.; Silva, Minelle E.

    Resumo em Português:

    RESUMO Na busca por debater sustentabilidade e reconfigurações urbanas, esta pesquisa analisa um modelo compartilhado de negócio de iniciativas de mobilidade urbana sustentável que integra agentes públicos e privados (atores sociotécnicos - atores-ST) na cidade de Fortaleza (CE). Um estudo de caso foi realizado, integrado por duas iniciativas: VAMO Fortaleza (carros elétricos compartilhados) e Bicicletar (bicicletas compartilhadas). Foram realizadas entrevistas com os atores-ST protagonistas, bem como analisados documentos focando a mobilidade urbana sustentável. Observa-se que a estrutura de implementação das iniciativas integra os atores-ST por meio de parcerias público-privada. Baseado nessa estruturação, um modelo esquemático é elaborado para ilustrar a integração dos atores-ST, como um modelo compartilhado de negócio que pode ser replicado em outros contextos, utilizando-se as premissas da economia compartilhada. Sob o contexto de reconfiguração da mobilidade urbana voltada à sustentabilidade, apresenta-se um caso de destaque internacional e uma temática pouco explorada sobre como iniciativas de economia compartilhada podem ser praticadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In the search for sustainability and urban reconfiguration, this research analyzes a business model used in sustainable urban mobility initiatives that integrates public and private agents (socio-technical actors - ST-actors) in Fortaleza (Brazil). An integrated case study was carried out with two initiatives: VAMO Fortaleza (e-carsharing) and Bicicletar (bike sharing). Interviews were conducted with the protagonist ST-actors, and documents were analyzed focusing on shared urban mobility. We observed that the initiative implementation integrates ST-actors through public-private partnerships. Based on that, a schematic model was designed to illustrate ST-actor integration as a business model that can be replicated in other contexts using sharing economy principles. In the context of the urban mobility reconfiguration focused on sustainability, we explore a case which has been internationally recognised and we present an underexplored theme about sharing economy initiatives that can be practised.
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