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BBR. Brazilian Business Review, Volume: 18, Número: 1, Publicado: 2021
  • A Influência da Percepção de Riscos e Benefícios para Continuidade de Uso de Serviços Fintechs Article

    Mascarenhas, Artur Barretti; Perpétuo, Cristiane Koda; Barrote, Erika Borgonovo; Perides, Maria Paula

    Resumo em Português:

    RESUMO Novas tecnologias têm impulsionado o mercado financeiro mundial, como empresas chamadas de fintech, que oferecem serviços financeiros disruptivos em que a tecnologia da informação é fator chave. O objetivo deste trabalho é identificar quais fatores mais influenciam a intenção de continuidade de uso dos produtos oferecidos por essas empresas. Para isso, foi replicada a pesquisa de Ryu (2018). O modelo adotado avalia o peso de sete fatores que compõem duas variáveis latentes - risco e benefício percebidos - na continuidade de uso desses serviços. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário eletrônico distribuído por redes sociais entre maio e junho de 2019. Os resultados principais ratificaram sete das onze hipóteses iniciais, enfatizando que a percepção dos benefícios, especialmente os econômicos, foram relevantes para adotantes iniciais e a fluidez na transação, para adotantes tardios. Surpreendentemente, a percepção de risco não foi determinante para intenção de continuidade de uso. Uma das contribuições deste estudo é apontar possíveis características demográficas e comportamentais do cliente brasileiro de fintechs, abrindo espaço para compreensão do mercado e melhoria nos serviços.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT New technologies have been driving the global financial market, including fintech companies, which provide disruptive financial services in which information technology is the key factor. The objective of this study is to identify which factors most influence intentions to continue using these companies’ products. To achieve this, research by Ryu (2018) was replicated. Our adopted model evaluates the weight of seven factors composing two latent variables - perceived risk and perceived benefit - in the continuity of use of these services. The data collection was performed through an electronic survey, distributed through social networks during May and June of 2019. The main results confirmed seven of the eleven initial hypotheses, highlighting that the perceived benefits, especially the economic ones, were relevant to early adopters and seamless transactions were relevant for late adopters. Surprisingly, perceived risk was not a determinant of continuance intention. One of the contributions of this study is that it indicates some possible demographic and behavioral characteristics of Brazilian fintech consumers, opening up space for a better understanding of the market and service improvements.
  • Facilitadores e Barreiras enfrentadas pelas Fintechs de Pagamentos Móveis no Contexto Brasileiro Article

    Braido, Gabriel; Klein, Amarolinda; Papaleo, Guilherme

    Resumo em Português:

    RESUMO As fintechs têm criado uma nova realidade financeira global, provendo acesso a serviços que antes se concentravam nos bancos. Este artigo visa identificar facilitadores e barreiras enfrentadas pelas fintechs de pagamentos móveis para a sua entrada e desenvolvimento no contexto brasileiro. O método de pesquisa foi um estudo de caso único, cuja unidade de análise foi o segmento de fintechs de pagamentos móveis no contexto brasileiro, envolvendo nove empresas desse segmento. Como resultados, identificou-se que diversos fatores atuam como facilitadores ao ingresso e desenvolvimento das fintechs, tais como: conveniência e foco da solução oferecida, inovação no uso da tecnologia e colaboração e parcerias entre fintechs. Porém, diversas barreiras são enfrentadas no surgimento e desenvolvimento dessas empresas, tais como: questões regulatórias, necessidades de investimentos, dificuldades de encontrar parceiros e conflitos de interesse com grandes players do mercado financeiro. Esses resultados oferecem subsídios aos empreendedores de fintechs, além de sugerir direcionamentos a órgãos reguladores e criadores de políticas públicas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Fintechs have created a new global financial reality, providing access to services that were previously provided only by banks. This article aims to identify facilitators and barriers faced by mobile payment fintechs for their entry and development in the Brazilian context. The research method was a single case study, whose unit of analysis was the mobile payment fintech sector in the Brazilian context, involving nine companies in this industry. As a result, we identified that several factors act as facilitators to the entry and development of fintechs, such as convenience and focus of their solutions, innovation in the use of technology, collaboration, and partnerships between fintechs. However, several barriers are faced in the emergence and development of these companies, such as regulatory issues, investment needs, difficulties in finding partners, and conflicts of interest with major players in the financial market. These results offer inputs to fintech entrepreneurs and suggest directions to regulators and public policymakers.
  • Modelo de Fatores Influentes na Operação de Franquias Article

    Aguiar, Helder de Souza; Luppe, Marcos Roberto; Nascimento, Paulo Tromboni de Souza

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste ensaio teórico foi a construção de um modelo de fatores que pudessem a qualquer tempo influenciar a operação da unidade franqueada. Para isso, entre 2014 e 2019, foram estudados e avaliados artigos e livros que reúnem aspectos relacionados à operação de franquias, sendo compilados de uma maneira que não havia sido ainda abordada por autores seminais. Foram analisados 191 trabalhos dos quais 71 fazem parte deste trabalho. A elaboração do modelo é uma discussão conceitual relevante para esse campo de estudos uma vez que ela ainda não se encontra bem definida na literatura acadêmica. Além disso, desde a escolha por parte de seus futuros franqueados até a operação diária da unidade, são muitos os fatores que podem influir na performance, sobrevivência, lucratividade e até mesmo na satisfação do franqueado com a sua unidade. Desta forma, o modelo serve de base para ações gerenciais de redes de franquia no monitoramento de suas atividades junto a suas unidades franqueadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this theoretical essay was to construct a model of those factors that might at any time have an influence on the operation of a franchise unit. In order to do so, we studied and assessed articles and books between 2014 and 2019 that contain aspects related to franchise operations; they were compiled in a way that had not hitherto been addressed by seminal authors. We analyzed 191 works, of which 71 form part of this study. Preparation of the model is relevant for stimulating conceptual discussion in this field of studies since it has not yet been clearly defined in academic literature. From choosing future franchisees to the daily operation of the unit, there are many factors that can influence the performance, survival, profitability and even the franchisee’s satisfaction with their unit. The model, therefore, serves as the basis for the management actions of franchise networks in monitoring the activities of their franchise units.
  • Estratégias de Inovação Aberta e Apropriabilidade em Serviços Empresarias Intensivos em Conhecimento: Evidências e Implicações no Contexto Brasileiro Article

    Sprakel, Eurico; Machado, Andre

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste artigo é analisar as estratégias de inovação aberta e suas implicações sobre a apropriabilidade e desempenho inovativo em Serviços Empresariais Intensivos em Conhecimento (KIBS) atuantes no mercado brasileiro. A pesquisa utilizou o método survey, com recorte transversal. O instrumento de coleta foi um questionário aplicado em 345 empresas que prestam serviços de Tecnologia da Informação e Consultorias em Gestão Empresarial. A análise de agrupamentos foi a principal técnica empregada para análise dos dados. Os resultados demonstraram que as empresas KIBS que têm uma pequena diferença entre os fluxos de entrada e saída acabam utilizando mais os mecanismos de apropriação, além de adotarem a estratégia de revelação seletiva mais intensamente. Conclui-se que as empresas KIBS brasileiras adotam com maior intensidade fluxos de conhecimento de fora para dentro (inbound) e que as empresas denominadas neste trabalho como “neutras” apresentaram maior apropriabilidade e desempenho inovativo que as “externalizadoras”, “internalizadoras” ou “muito internalizadoras”.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper analyzes open innovation strategies and their implications on appropriability and performance in Knowledge-Intensive Business Services (KIBS) firms which operate in the Brazilian market. This is cross-sectional research relying on the survey method. Data was collected through a questionnaire applied to 345 firms that provide Information Technology (IT) and Business Management Consulting services. Cluster analysis was the main technique employed for data analysis. The results showed that KIBS firms, whose inbound and outbound flows difference is small, eventually use appropriation mechanisms to a greater extent and adopt the selective revealing strategy more intensely. It is concluded that Brazilian KIBS firms adopt inbound knowledge flows more intensely, and that firms herein labelled as “neutral” presented greater appropriation and innovation performance than “externalizing”, “internalizing” or “very internalizing” firms.
  • Influência do Uso Diagnóstico e Interativo do Orçamento no Desempenho Gerencial Mediado pelo Comprometimento Organizacional Article

    Kaveski, Itzhak David Simão; Beuren, Ilse Maria; Gomes, Tayse; Lavarda, Carlos Eduardo Facin

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo objetiva avaliar a influência do uso diagnóstico e interativo do orçamento no desempenho gerencial mediado pelo comprometimento organizacional. Uma survey foi realizada tendo como população empresas industriais brasileiras do setor têxtil, e a amostra compõe-se dos 133 respondentes do questionário. Para testar as hipóteses, utilizou-se a modelagem de equações estruturais. Os resultados mostram que o uso do orçamento de forma diagnóstica e/ou interativa influencia no comprometimento organizacional, tal como este influencia no desempenho gerencial. O comprometimento organizacional apresentou efeito de mediação total na relação entre o uso do sistema de controle orçamentário e o desempenho gerencial, e isso indica que as formas de uso do orçamento só afetam o desempenho gerencial quando os gestores estão comprometidos com a organização. Conclui-se, com base nos resultados, que as formas de uso do orçamento são influenciadoras do comprometimento organizacional e do desempenho gerencial nas empresas pesquisadas. Esses achados avançam nos estudos ao revelar que o uso diagnóstico e uso interativo do orçamento são variáveis antecedentes do comprometimento organizacional, o que direciona a comportamentos no trabalho os quais podem contribuir para o aumento do desempenho gerencial.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this study is to evaluate the influence of the diagnostic and interactive use of the budget on managerial performance, as mediated by organizational commitment. A survey was carried out using Brazilian textile industry companies as a population, and the sample consists of 133 respondents to the questionnaire. Structural equation modeling was used to test the hypotheses. The results showed that the diagnostic and/or interactive use of the budget influences organizational commitment, as well as influencing managerial performance. The organizational commitment variable had a total mediating effect on the relationship between the use of budgetary control system and managerial performance, indicating that forms of budget use affect managerial performance only when managers are committed to the organization. Based on the results, we concluded that forms of budget use had influence on organizational commitment and on the managerial performance in the surveyed companies. These results advance the literature as they reveal that the diagnostic use and interactive use of the budget are antecedent variables of organizational commitment, leading to behaviors at work that can contribute to increasing managerial performance.
  • Atributos de um Modelo de Gestão do Relacionamento para o Setor Público (ERCi Exec) Article

    Medeiros, Júlio; Demo, Gisela

    Resumo em Português:

    RESUMO O movimento do New Public Management promoveu a adoção de ferramentas gerenciais pela Administração Pública. Nesse contexto, surge a estratégia do Citizen Relationship Management (CiRM), que permite aprimorar o relacionamento com cidadãos e incentiva a cidadania. Assim, este estudo visa identificar indícios de validade e confiabilidade de uma escala de relacionamento com o cidadão (ERCi Exec) para o Poder Executivo Federal, além do índice de satisfação dos cidadãos. Foi utilizada análise fatorial exploratória (AFE) e confirmatória (AFC), via modelagem por equações estruturais. O modelo de mensuração proposto desvelou bom ajuste e estrutura unifatorial, sendo denominado “Relacionamento com o Cidadão”, composto por 13 itens.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The New Public Management has encouraged the adoption of managerial tools by the public administration. In this context, the Citizen Relationship Management (CiRM) strategy allows for the improvement of the relationship with citizens and encourages citizenship. Thus, this research aims at identifying evidence for validity and reliability of a citizen relationship scale (CiRS Exec) for the Federal Executive Branch in Brazil, as well as a citizen’s satisfaction index. Exploratory and confirmatory factor analyses have been used, through structural equation modeling. The measurement model has presented good adjustment and a unifactorial structure scale named ‘Citizen Relationship’, comprising 13 items.
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