Acessibilidade / Reportar erro
Boletim de Ciências Geodésicas, Volume: 26, Número: 4, Publicado: 2020
  • O posicionamento de nomes de ruas em mapas referenciados egocentricamente: avaliação do tempo de leitura Original Article

    Rego, Mariana Pereira do; Pugliesi, Edmur Azevedo; Tachibana, Vilma Mayumi

    Resumo em Português:

    Resumo: O principal objetivo desta pesquisa é avaliar o tempo de leitura de nomes de vias em mapas dinâmicos referenciados egocentricamente para sistemas de navegação e guias de rotas em automóvel. Foram considerados dois padrões diferentes de rede viária (regular ou não regular) e as tarefas de leitura foram planejadas para encontrar e ler nomes de vias em dois segmentos de rota diferentes (onde o motorista estava ou onde o motorista teria que manobrar). Considerando um padrão de rede viária irregular, para a tarefa de encontrar e ler o nome de uma via onde o motorista manobraria, os nomes das vias alinhados horizontalmente e próximos à via foram lidos significativamente mais rápido do que os nomes das vias posicionados ao longo da rota. Nomes de vias posicionados obliquamente exigem mais tempo de leitura do que nomes de vias alinhados horizontalmente. Os mapas dinâmicos referenciados egocentricamente deveriam apresentar nomes de vias alinhados horizontalmente e próximos à rota para o segmento relacionado ao qual o motorista irá manobrar, para ambos os padrões de rede viária. Além disso, os nomes das vias deveriam ser posicionados próximo do símbolo do automóvel.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The main objective of this research is to evaluate the reading time of street names on dynamic egocentrically referenced maps for In-Car Route Guidance and Navigation Systems. Two different road network patterns (grid-like or non-grid-like) were considered and tasks were devised to search for street names in two different route segments (where the driver was, or where the driver would have to manoeuvre). Considering a non-grid-like road network pattern, for the task of searching for the name of a road where the driver would manoeuvre, street names aligned horizontally and next to the route were read significantly faster than street names positioned along the route. Street names positioned obliquely required more reading time than street names aligned horizontally. Dynamic maps egocentrically referenced should present street names horizontally aligned and next to the route for the segment related to where the driver will manoeuvre, for both road network patterns. Also, Street names should be positioned next to the car symbol.
  • Dez anos de INDE: panorama atual, novos desafios e proposições para o mapeamento topográfico nacional Original Article

    Silva, Leonardo Scharth Loureiro; Camboim, Silvana Philippi

    Resumo em Português:

    Resumo: Os dados cartográficos representam o componente básico e principal de uma Infraestrutura de Dados Espaciais. As IDEs, por sua vez, têm o papel de apoiar, com informações estratégicas, as mais diversas ações políticas e econômicas, na gestão e no planejamento das ações públicas. Assim, este trabalho visa, inicialmente, apresentar uma visão geral da cartografia no Brasil por meio da análise da evolução da cobertura cartográfica topográfica no país. Para cada uma das principais escalas utilizadas, foi criado um mapa de cobertura. As análises refletem três períodos distintos (até 1997, entre 1998 e 2007, após 2008) para relacionar como e em que grau a criação da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (em 2008) impactou a produção cartográfica no Brasil. Diante do panorama atual, como objetivo final, o presente artigo visa apresentar propostas para aumentar a cobertura desses dados de referência. Uma delas é a utilização de novas fontes de dados, como as Informações Geográficas Voluntárias, principalmente em áreas com mapeamento desatualizado ou sem mapeamento, como já vem sendo utilizado em alguns países. Outra proposta é compartilhar a responsabilidade do mapeamento por meio de parcerias com outros níveis de governo, o que resultaria na descentralização e na otimização da produção cartográfica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Cartographic data represents the main and basic component of a Spatial Data Infrastructure. SDI, in turn, has the role of supporting, with strategic information, the most diverse political and economic actions, in the management and planning of public actions. Thus, this work aims, initially, to present an overview of cartography in Brazil through the analysis of the evolution of topographic mapping coverage in the country. For each of the main scales used, a coverage map was created. The analyzes reflect three different periods (until 1997, between 1998 and 2007, after 2008) in order to relate how and to what degree, the creation of Brazilian National SDI (in 2008) had an impact on the mapping production in the country. Given the current panorama, as a final objective, this paper aims at to present proposals to leverage the coverage of this reference data. One of them is the use of new data sources such as Volunteered Geographic Information, especially in areas with outdated mapping or without mapping, as has already been used in some countries. Another proposition is to share the responsibility of mapping through partnerships with other levels of government, which would result the decentralization and the optimization of cartographic production.
  • Representação Cartográfica em Grandes Escalas de Feições do Relevo do Processo de Arenização Original Article

    Costa, Bibiana Salvador Cabral da; Sluter, Claudia Robbi; Iescheck, Andrea Lopes; Rodrigues, Éder Luís da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo: Em mapas topográficos as curvas de nível e os pontos cotados representam a altitude e a declividade do terreno. A equidistância entre curvas de nível define o grau de detalhamento da representação do relevo. As feições geomorfológicas que se pode identificar nos mapas estão relacionadas com a generalização das curvas de nível. Neste trabalho, objetiva-se definir o nível de detalhamento necessário para a representação cartográfica das feições de relevo resultantes do processo de arenização. A metodologia compreende: definição das feições de relevo associadas à arenização na área de estudo por revisão bibliográfica; descrição do levantamento de dados por Aeronave Remotamente Pilotada (RPA) para a geração do ortofotomosaico e do Modelo Digital de Superfície (MDS); uso do MDS para a extração de curvas de nível em diferentes escalas. Foram definidas oito feições de relevo (forma denudacional de relevo, sulco, ravina, micro-relevo testemunho, duna, leque deposicional, canal de escoamento e voçoroca) para a representação cartográfica das curvas de nível nas escalas 1:5.000, 1:1.000, 1:500, 1:200 e 1:100. Os resultados mostraram as escalas nas quais as características geomorfológicas das feições do relevo são melhor representadas por curvas de nível. Como não há referências sobre escalas básicas para a representação cartográfica das formas de relevo relacionadas ao processo de arenização, esse estudo pode contribuir para as pesquisas geomorfológicas em áreas onde esse processo ocorre.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In topographic maps, contour lines and elevation points usually represent the variation of height and slope. Contour lines interval defines the level of detail for relief representation. Geomorphological features we can identify on maps are related to contour lines generalization. In this study, we aim to define the necessary level of detail for the cartographic representation of relief features from the sandyzation process. The methodology comprises: defining the relief features associated with sandyzation at the study area by literature review; describing the aspects of data survey using Remotely Piloted Aircraft (RPA) to generate the orthophoto mosaic and the Digital Surface Model (DSM); and using the DSM to extract contour lines at different scales. We defined eight relief features (denudational landform, rill, ravine, micro-residual hill, dune, depositional fan, concentrated flow, and gully) for contour cartographic representation at 1:5,000, 1:1,000, 1:500, 1:200, and 1:100 scales. The results show the scales in which the relief features have their geomorphological characteristics better represented by contours lines. Since there is no reference for suitable scales for the cartographic representation of landforms related to the sandyzation process, this study can contribute to geomorphological researches in areas where this process occurs.
  • Realizando transformação de similaridade 3D com grandes ângulos de rotação usando quadrados mínimos multivariados restritos Original Article

    Tao, Wuyong; Hua, Xianghong; Feng, Shaoquan

    Resumo em Português:

    Resumo: A transformação da similaridade 3D é frequentemente encontrada no campo do processamento geodésico de dados, e há muitas aplicações que envolvem grandes ângulos de rotação. Em estudos anteriores, os erros da matriz de coeficientes foram geralmente negligenciados e um algoritmo de menos quadrados foi aplicado para calcular os parâmetros de transformação. No entanto, a matriz de coeficiente é composta pelas coordenadas de ponto no sistema de coordenadas de origem, ou seja, a matriz de coeficiente também está contaminada por erros. Portanto, um algoritmo total de quadrados mínimos deve ser aplicado. Neste artigo, propõe-se um novo método para abordar o problema de transformação da similaridade 3D com grandes ângulos de rotação. Em primeiro lugar, o fator de escala e a matriz de rotação são montados como a matriz de parâmetros para evitar o problema de defeito de classificação. Em seguida, o vetor de tradução é removido e o modelo multivariado é construído. Finalmente, as restrições são introduzidas de acordo com as propriedades da matriz de parâmetros e o algoritmo multivariado multivariado restrito de menos quadrados é derivado para obter os parâmetros de transformação. Os resultados experimentais mostram que o método proposto tem alta eficiência computacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: 3D similarity transformation is frequently encountered operation in the field of geodetic data processing, and there are many applications that involve large rotation angles. In previous studies, the errors of the coefficient matrix were usually neglected and a least squares algorithm was applied to calculate the transformation parameters. However, the coefficient matrix is composed of the point coordinates in source coordinate system, i.e., the coefficient matrix is also contaminated by errors. Therefore, a total least squares algorithm should be applied. In this paper, a new method is proposed to address the 3D similarity transformation problem with large rotation angles. Firstly, the scale factor and rotation matrix are put together as the parameter matrix to avoid the rank-defect problem. Then, the translation vector is removed and the multivariate model is constructed. Finally, the constraints are introduced according to the properties of the parameter matrix and the constrained multivariate total least squares algorithm is derived to obtain the transformation parameters. The experimental results show that the proposed method has a high computational efficiency.
  • Avaliação da Qualidade Posicional através do Pós-Processamento de Dados GNSS Brutos de um Smartphone via Diferentes Métodos de Posicionamento por Satélite Original Article

    Gomes, Allan; Krueger, Claudia Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo: Desde a introdução do Android 7 em agosto de 2016, tornou-se possível usar dados brutos coletados por sensores GNSS presentes em alguns smartphones e tablets Android. Com isso, torna-se possível, pela primeira vez, realizar o pós-processamento dos dados, o que significa obter coordenadas mais acuradas do que o normal, de metros a decímetros. Além disso, entre as inovações tecnológicas no contexto de posicionamento via smartphones, cita-se a utilização de sensores GNSS modernos, como o utilizado pelo Xiaomi Mi 8, que foi o primeiro smartphone a integrar um sensor GNSS de dupla frequência. Nesta pesquisa, campanhas de coleta de dados foram realizadas em modo estático para avaliar a qualidade das coordenadas geodésicas obtidas a partir do Mi 8. Usando aplicativos disponíveis gratuitamente que armazenam dados brutos em arquivos no formato RINEX, os dados foram pós-processados ​​com diferentes métodos de posicionamento e com diferentes softwares, incluindo o serviço online IBGE-PPP disponível gratuitamente no Brasil. Os resultados desta pesquisa mostram que é possível obter coordenadas geodésicas com acurácia na ordem decimétrica, o que indica que a metodologia pode ser utilizada em algumas aplicações de engenharia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Since the introduction of the Android 7 in August 2016, it has become possible to use raw data collected by GNSS sensors present in some Android smartphones and tablets. Therefore, it became possible, for the first time, to perform the post-processing of the data, which means to obtain coordinates that are more accurate than usual, from meters to decimeters. In addition, among the technological innovations in the context of positioning via smartphones, it is mentioned the use of modern GNSS sensors, like the one used by Xiaomi Mi 8, which was the first smartphone to integrate a dual-frequency GNSS sensor. In this research, data collection campaigns were carried out in static mode to evaluate the quality of geodetic coordinates obtained from Mi 8. Using freely available applications that store raw data in files in RINEX format, the data was post-processed with different positioning methods and with different software, including the freely available IBGE-PPP online service in Brazil. The results of this research show that it is possible to obtain geodetic coordinates with an accuracy at decimeter order, which indicates that the methodology can be used in some engineering applications.
Universidade Federal do Paraná Centro Politécnico, Jardim das Américas, 81531-990 Curitiba - Paraná - Brasil, Tel./Fax: (55 41) 3361-3637 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: bcg_editor@ufpr.br