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Patients´ satisfaction concerning direct anterior dental restoration

Resumo

O objetivo deste estudo foi observar a satisfação dos pacientes com suas restaurações dentárias anteriores diretas e compará-las com a avaliação clínica do dentista usando os critérios FDI (Federation Dental International). Os pacientes pontuaram suas restaurações dentárias (n=106) anteriores em relação à satisfação (satisfatória / insatisfatória). Quando insatisfatória, ele foi entrevistado sobre a queixa. Na mesma sessão, as restaurações dentárias foram avaliadas clinicamente por dois dentistas utilizando os critérios FDI (escore 1-5) quanto aos aspectos estéticos, funcionais e biológicos. Estatística descritiva foi usada para frequências de escores atribuídos por pacientes e clínicos. Para comparar as frequências dos pacientes e dos clínicos, foi aplicado o teste Qui-quadrado (p ≤ 0,05). Os pacientes relataram suas restaurações como 52,8% satisfatórias e 47,8% insatisfatórias. Os clínicos reportaram as mesmas restaurações, 82,3% satisfatória e 17,6% insatisfatória. As queixas mais frequentes dos pacientes referiam-se à cor, seguida da forma anatômica, fratura e retenção do material e forma anatômica proximal. Comparando os índices de satisfação e insatisfação dos pacientes com os clínicos, não houve diferença em relação à estética. A frequência de restaurações insatisfatórias por dentistas foi significativamente menor quando as propriedades funcionais e biológicas foram comparadas com as opiniões dos pacientes. As restaurações foram mais frequentemente relatadas como satisfatórias pelos pacientes, sendo as principais queixas relacionadas a questões estéticas. Quando as avaliações dos clínicos e dos pacientes foram comparadas, observou-se que as frequências de restaurações satisfatórias por pacientes e clínicos foram semelhantes em relação às propriedades estéticas e significativamente diferentes em relação às propriedades funcionais e biológicas.

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