ARTIGOS CIENTÍFICOS Paleoenvironmental conditions and life experiences during the Middle Holocene in the territory of Serra Negra, High Araçuaí Valley, Minas Gerais State, Brazil Fagundes, Marcelo Coe, Heloisa Chueng, Karina Ferreira Utida, Giselle Vasconcelos, Alessandra Mendes de Carvalho Perillo Filho, Átila Machado, David Oldack Barcelos Ferreira Abstract in Portuguese: Resumo A área de Serra Negra, composta por 77 sítios arqueológicos, está localizada na face nordeste da Serra do Espinhaço Meridional, Brasil. O objetivo deste artigo é analisar os dados paleoambientais e arqueológicos dessa importante área no contexto da ocupação indígena na América do Sul, contribuindo para a discussão sobre o que tem sido chamado de Hiato do Arcaico. A discussão baseia-se no que está consolidado na literatura sobre ocupações do Planalto Central Brasileiro durante o Holoceno, destacando também especificidades regionais. Como conclusão, demonstramos que naquela região o Hiato durante o Holoceno Médio não ocorreu, pois a região permaneceu continuamente ocupada nesse período, com uso persistente e articulação de paisagens que estavam em contínua demanda, permitindo, assim, a ideia de um território estruturado ao longo dessas ocupações, bem como a permanência das tecnologias sociais utilizadas para a produção da cultura material. Portanto, a conjunção de contextos, cronologias e dados arqueológicos e paleoambientais corroboram a hipótese de um quadro de estabilidade regional (recursos e visão de mundo), com permanência de uso e articulação entre locais em uso contínuo, permitindo a ideia de um território estruturado ao longo dessas ocupações do Holoceno médio.Abstract in English: Abstract The Serra Negra Area, comprising 77 archaeological sites, is located on the northeast slope of the Southern Espinhaço Mountain Range, Brazil. The purpose of this paper is to analyze the paleoenvironmental and archaeological data of this important area in the Indigenous occupation’s context of South America, contributing to the discussion of what has been referred to as the Archaic Gap. The discussion is grounded in the established literature on occupations of the Brazilian Central Plateau during the Holocene, while also highlighting regional specificities. In conclusion, we demonstrate that in this region the so-called Archaic Gap during the Middle Holocene did not occur, as the region remained continuously occupied during this period, with persistent use and articulation of landscapes that were in continuous demand, thereby permitting the idea of a structured territory throughout these occupations, as well as the continuity of social technologies used in the production of material culture. Therefore, the combination of archaeological and paleoenvironmental contexts, chronologies, and archaeological and paleoenvironmental data corroborate the hypothesis of a framework of regional stability (resources and world view), with the continued use and articulation of sites, thereby allowing for the concept of a structured territory throughout the Middle Holocene occupations. |
ARTIGOS CIENTÍFICOS Grammatical relations and alignment pattern in Mebêngôkre Gomes, Edson Freitas Alves, Flávia de Castro Abstract in Portuguese: Resumo Na língua Mebêngôkre (família Jê), em construções com predicados verbais, com um ou dois argumentos, A/S são expressos por prefixos, pronomes nominativos ou nominais, possibilitando quatro padrões de alinhamento de S/A/P. Esses padrões foram identificados pelas seguintes propriedades gramaticais: de codificação (prefixo de pessoa no verbo, prefixo indexado na posposição ergativa e posição dos constituintes na oração) e comportamental (reflexivização, controle do apagamento em orações coordenadas e subordinadas, e na mudança de referência). A partir deste cenário, o objetivo do trabalho é descrever os padrões de alinhamento de S/A/P, os contextos que ocorrem e como são condicionados. Os procedimentos metodológicos incluíram pesquisa de campo, com coleta de dados de consultor indígena, obtidos por meio de gravação. Os dados mostraram que a presença de operadores pós-verbais é a motivação principal para a forma de A/S.Abstract in English: Abstract In the Mebêngôkre language (Jê family), in constructions with verbal predicates, with one or two arguments, A/S are expressed by prefixes, nominative pronouns or nominal forms, allowing for four alignment patterns of S/A/P .These patterns were identified by the following grammatical properties: coding (person prefix in the verb, indexed prefix in ergative postposition and constituents position in the sentence), and behavioral (reflexivization, erasure control in coordinate and subordinate clauses, and switch-reference). In this scenario, the objective of this paper is to describe the alignment patterns of S/A/P, the contexts in which they occur, and how they are conditioned. The methodological procedures included field research, with data collection from an indigenous consultant, obtained through interview recording. The data showed that the presence of post-verbal operators is the main motivation for the form of A/S. |
ARTIGOS CIENTÍFICOS Preglottalized consonants in Northern Jê Nikulin, Andrey Abstract in Portuguese: Resumo O artigo aborda o estatuto fonológico das sequências do tipo ‘oclusiva glotal + consoante’ em três línguas pertencentes ao ramo Jê Setentrional (família Jê, tronco Macro-Jê), faladas no Maranhão e no Tocantins: Mẽhĩ, Mẽ hẽeh e Panhĩ. São analisadas as restrições distribucionais à ocorrência de tais sequências, as alternâncias entre a presença e a ausência da oclusiva glotal, bem como o comportamento idiossincrático de determinados morfemas em relação à ocorrência da oclusiva glotal. Propõe-se uma análise econômica para os fenômenos observados, que envolve a identificação de consoantes preglotalizadas como segmentos de contorno. A preglotalização é realizada na superfície unicamente após vogais curtas, bem como quando precedida por um prefixo de terceira pessoa absolutiva, ao passo que nos demais ambientes a preglotalização é apagada. Nas variedades do complexo Timbira, os segmentos preglotalizados compartilham seu comportamento com os segmentos pós-oralizados, evidenciando um paralelismo entre dois tipos de segmentos de contorno.Abstract in English: Abstract This paper deals with the phonological status of sequences of the type ‘glottal stop + consonant’ in three languages classified as Northern Jê (Jê branch, Macro-Jê family), spoken in the states of Maranhão and Tocantins, Brazil: Mẽhĩ, Mẽ hẽeh, and Panhĩ. It analyzes the distributional restrictions on the occurrence of such sequences, followed by the alternations between the presence and the absence of a glottal stop, as well as the idiosyncratic behavior of certain morphemes regarding the occurrence of the glottal stop. A parsimonious analysis is proposed for these phenomena involving the identification of preglottalized consonants as complex segments. Preglottalization occurs on the surface exclusively after short vowels, as well as when preceded by a third-person absolutive prefix, whereas in other environments it is deleted. In the varieties of the Timbira complex, the preglottalized segments share behavioral properties with postoralized nasals, revealing similarities between two types of complex segments. |
ARTIGOS CIENTÍFICOS ‘Now it’s us for us’: quilombolas of Pará in collective candidacies and beyond the elections Galiza, José Carlos Guerreiro Moraes, Ana Léia Kantner, Benjamin Peixoto, Rodrigo Abstract in Portuguese: Resumo O movimento quilombola no Pará, organizado no Coletivo Ubuntu para as eleições de 2022, lançou candidaturas coletivas com o lema ‘Agora é nós por nós’, para os parlamentos federal e estadual. No Pará, existem 527 comunidades quilombolas, a maioria não titulada e vinculada a políticos clientelistas, muitas delas representadas pela Coordenação Estadual das Associações de Comunidades Remanescentes de Quilombo do Pará, a Malungu, de onde brotou o Coletivo Ubuntu. Para além da necessária formação política nas comunidades, o movimento considera importante conquistar legitimidade e votos nas cidades e em setores sociais ligados ao debate progressista que se refere à luta antirracista e à defesa da natureza. Segundo representantes do movimento, a conquista de voz própria na política demanda planejamento e obtenção de recursos. O artigo realiza uma etnografia da campanha eleitoral de 2022, veiculando opiniões de quilombolas envolvidos no processo, e também de quilombolas que não chegaram a se envolver em virtude de limites na estrutura da campanha, buscando endereçar problemas e contribuir com discussão corrente no seio do movimento. Os mapas elaborados conforme demanda do movimento para servir como ferramenta analítica para próximas eleições expressam essa intenção.Abstract in English: Abstract The quilombola movement in Pará, organized under the Ubuntu Collective for the 2022 elections, launched collective candidacies with the motto ‘Agora é nós por nós’ (‘Now it’s us for us’), for both federal and state parliaments. In Pará there are 527 quilombola communities, most of which untitled and are linked to clientelistic politicians, many of them represented by the Malungu, the State Coordination of Associations of Quilombo Remnant Communities of Pará, from which the Ubuntu Collective emerged. Beyond the necessary political education within the communities, the quilombola movement considers it important to gain legitimacy and votes in cities and in the cities and among social sectors linked to the progressive debate on anti-racist struggle and environmental defense. According to movement representatives, gaining your own political voice requires planning and securing resources. This article conducts an ethnography of the 2022 electoral campaign, conveying the opinions of quilombolas involved in the process, and also of quilombolas who did not participate due to the limitations of the campaign structure, seeking to address problems and contribute to current discussion within the movement. The maps created at the movement’s request, designed as analytical tools for future elections, reflect this elections. |
ARTÍCULOS CIENTÍFICOS The Wichí soccer: mission and passion in the Gran Chaco Flamini, Marco Abstract in Spanish: Resumen Esta contribución busca resaltar la importancia del estudio del fútbol entre los pueblos indígenas de las ‘tierras bajas’ sudamericanas, un campo poco estudiado por la antropología. A través de trabajo etnográfico, análisis de material inédito de entrevistas y relatos recogidos en el terreno, así como revisión de fuentes históricas, se investigan las conexiones del fútbol con la vida social de los wichís, desde su introducción por parte de las misiones anglicanas hasta la actualidad. El fútbol no solo reemplazó al antiguo hockey chaqueño, sino que se convirtió en un medio de integración y transformación social, generación de ingresos económicos, e incluso en un instrumento político y religioso. El estudio de este fenómeno mundial en un contexto indígena local, resulta crucial para comprender algunas complejidades de las relaciones sociales wichís, y da cuenta de cómo un aparentemente simple pero pasional deporte actúa simultáneamente como un reflejo y un agente de cambio hacia el interior de las comunidades.Abstract in English: Abstract This contribution aims to highlight the significance of studying soccer among indigenous peoples of the ‘lowlands’ of South America, a field that remains relatively unexplored within anthropology. Through ethnographic work, the analysis of unpublished material from interviews and stories collected in situ, as well as the review of historical sources, this research delves into the connections between soccer and Wichí social life, from its introduction by Anglican missions to the present day. Soccer not only supplanted the traditional Chacoan hockey but also emerged as a vehicle for social integration and transformation, economic livelihoods, and was even employed as a political and religious tool. Examining this global phenomenon in a local indigenous context is crucial for understanding the complexities of Wichí social relations, revealing an apparently simple and passionate sport simultaneously acts as a reflection and an agent of change within the communities. |
ARTIGOS CIENTÍFICOS A science cultivator: biography and bibliography of Frederico Leopoldo César Burlamaque (1803-1866) Penteado, David Francisco de Moura Abstract in Portuguese: Resumo A história da ciência no Brasil Império apresenta diversas personalidades ilustres, mas frequentemente subestudadas. O presente artigo analisa um desses personagens por meio da vida e da obra de Frederico Leopoldo César Burlamaque (1803-1866), brigadeiro, engenheiro, naturalista, professor da Escola Militar e diretor do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Na metade do século XIX, o seu nome foi frequentemente mencionado nas associações e instituições científicas da Corte enquanto um dos mais proeminentes homens da ciência do período. A partir da análise da documentação primária e da historiografia, busca-se construir um trabalho fundacional sobre Burlamaque com o objetivo de desenvolver uma caracterização de sua produção escrita, trajetória profissional e vínculos societários. Argumenta-se que Burlamaque foi um ator central na ciência brasileira oitocentista, autor de projetos para a modernização agrícola que se tornaram políticas públicas, livros-manuais agrícolas de relevância internacional e com pesquisas pioneiras em geologia e paleontologia.Abstract in English: Abstract The history of science in Imperial Brazil features numerous illustrious yet often understudied figures. This article analyzes one such figure, Frederico Leopoldo César Burlamaque (1803-1866), who served as a brigadier, engineer, naturalist, professor at the Military School, and director of the National Museum of Rio de Janeiro. In the mid-19th century, his name was frequently mentioned within the scientific associations and institutions of the Court, marking him as one of the era’s most prominent men of science. Drawing on primary documentation and historiography, this study aims to establish a foundational work on Burlamaque detailing his written production, professional trajectory, and involvement in learned societies. The analysis argues that Burlamaque was a central figure in nineteenth-century Brazilian science—authoring projects for agricultural modernization that informed public policies, producing agricultural manuals of international significance, and conducting pioneering research in geology and paleontology. |
NOTAS DE PESQUISA Collections and exchange networks in early 20th century Amazonia: considerations on the legacy of Emília Snethlage Santos, Luiz Felipe Farias dos Amorim, Lilian Bayma de Abstract in Portuguese: Resumo A presente nota de pesquisa tem por objetivo investigar a participação do Museu Paraense no ‘movimento de museus’ que ocorreu na transição do século XIX para o XX, tendo como recorte a análise de uma coleção de mamíferos coletada por Emília Snethlage no interior da Amazônia e, posteriormente, enviada ao Museu Britânico para a identificação de espécies. A pesquisa está situada no campo da História das Ciências e dentre as fontes de informação utilizadas estão trabalhos publicados por Snethlage, uma mensagem do governador do estado do Pará à Assembleia Legislativa, um periódico da instituição inglesa e cartas. A análise da documentação permite visualizar os diferentes aspectos que perpassam a construção do conhecimento científico. No que se refere à identificação de novas espécies, pode-se elencar a heterogeneidade e a assimetria dos atores envolvidos nas etapas de coleta, transporte e determinação dos animais. Na conclusão, observa-se como as atividades científicas não podem ser dissociadas de contextos sociais e políticos.Abstract in English: Abstract The aim of this research note is to investigate the participation of the Museum of Pará in the ‘museum movement’ that took place in the transition from the 19th to the 20th century, analysing a collection of mammals collected by Emília Snethlage in the interior of the Amazon and later sent to the British Museum for species identification. The research is situated in the field of the History of Science and among the sources of information used are works published by Snethlage, a message from the Governor of the State of Pará to the Legislative Assembly, a periodical from the British institution and correspondence. Analysing the documentation allows us to visualise the different aspects that permeate the construction of scientific knowledge. With regard to the identification of new species, the heterogeneity and asymmetry of the actors involved in the stages of collecting, transporting and determining the animals can be listed. In conclusion, it can be seen how scientific activities cannot be dissociated from social and political contexts. |
MEMÓRIA The ‘Guaporé Expedition 2022’: repatriation of a neglected indigenous heritage Voort, Hein van der Mere, Gleice Abstract in Portuguese: Resumo Entre os anos 1933-1935, o etnólogo alemão Emil Heinrich Snethlage (1897-1939) viajou pelo vale do rio Guaporé, onde encontrou 13 povos indígenas e documentou aspectos das suas culturas e línguas. O seu diário científico de mais de 1.000 páginas foi publicado somente em 2016. O valor histórico e emocional desse material único para os povos indígenas da região é inestimável. A tradução desse documento para a língua portuguesa, complementada por fotografias históricas, um filme sonorizado, gravações sonoras, acompanhada de trechos de manuscritos e de artigos do autor, inéditos no Brasil, foi finalmente publicada em 2021 pelo Museu Paraense Emílio Goeldi. Em 2022, uma expedição multidisciplinar apresentou a obra aos povos visitados pelo próprio Snethlage. Este artigo pretende celebrar e compartilhar a experiência da disponibilização pública, em português, do acervo de Emil Heinrich Snethlage para as comunidades indígenas envolvidas. A primeira parte do texto descreve o contexto histórico-cultural e a segunda metade é um relato da jornada de encontros com os povos originários do vale do Guaporé. O artigo, em si, não tem pretensões científicas; apesar disso, termina com um posfácio que cita as principais fontes científicas disponíveis para os interessados no estudo da história e da diversidade cultural e linguística do sul de Rondônia.Abstract in English: Abstract Between 1933 and 1935, the German ethnologist Emil Heinrich Snethlage (1897-1939) travelled in the Guaporé river valley, visited 13 indigenous peoples and documented aspects of their cultures and languages. His scientific diary of more than 1,000 pages was published in 2016. The historical and emotional value of this material for the region’s indigenous peoples is immeasurable. The translation of this document into Portuguese, complemented by numerous historical photos, an originally silent film set to sound, audio recordings, excerpts from manuscripts, as well as several of Snethlage’s articles that were previously only available in German, was finally published in 2021 by the Museu Paraense Emílio Goeldi. In 2022, a multidisciplinary expedition presented the work to the peoples visited by Snethlage himself. This article aims to register and share the experience of making Emil Heinrich Snethlage’s collection publicly available in Portuguese for the indigenous communities involved. The first part of the text describes the historical and cultural context, while the second part recounts our journey of meetings with the indigenous peoples of the Guaporé Valley. The article itself does not have scientific pretensions; nonetheless, it concludes with an afterword that cites the main scientific sources available for those interested in studying the history, cultural diversity, and linguistic diversity of southern Rondônia. |
MEMÓRIA The Remonstrance of the Potiguara in the Tapesserica Assembly (1645): study and translation of an indigenous written document from the time of the Sugar Wars Miranda, Bruno Romero Ferreira Abstract in Portuguese: Resumo No final do mês de março de 1645, um grande grupo de indígenas Potiguara, ou brasilianos – como os neerlandeses se referiam aos indígenas aldeados da costa do Brasil e falantes do tupi –, se reuniu em assembleia no aldeamento de Tapesserica, Itamaracá. O objetivo dessa assembleia era múltiplo, incluindo o estabelecimento de câmaras indígenas e o debate sobre a lei de liberdade dos índios. A assembleia deliberativa resultou em um documento, uma representação, que foi entregue pessoalmente pelos Potiguara ao governo neerlandês, no Recife. O presente artigo tem por objetivo apresentar uma nova tradução da representação dos Potiguara, bem como analisar a reunião que resultou em um dos primeiros registros de assembleia indígena realizada no Brasil. Adicionalmente, serão exploradas as razões para sua organização e contextualizadas as relações indígenas-neerlandesas nas chamadas Guerras do Açúcar (1624-1654).Abstract in English: Abstract In late March 1645, an impressive number of Potiguara, or Brazilians – as the Dutch called the Tupi-speaking natives of coastal Brazil –, gathered in the mission village of Tapesserica on Itamaracá. The assembly served multiple purposes, including the establishment of indigenous chambers (câmaras) and discussions regarding the law of native freedom. The deliberations culminated in a document known as the remonstrance, which the Potiguara personally delivered to the Dutch government in Recife. This article presents a new translation of the Brazilians’ remonstrance and offers an analysis of the Potiguara Assembly, recognized as one of the earliest recorded indigenous assemblies in Brazil. It explores the motivations behind its convening and examines its role in shaping indigenous-Dutch relations during the Sugar Wars (1624-1654). |
RESENHAS BIBLIOGRÁFICAS A historical account of indigenism amid barbarity Rufino, Marcos Pereira |