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Moderno movimento hospice: kalotanásia e o revivalismo estético da boa morte

El moderno movimiento hospice: kalotanasia y el revivalismo estético del buen morir

Modern hospice movement: kalothanasia and aesthetic revivalism of good death

Resumos

Este artigo analisa o conceito de boa morte, que fundamenta o moderno movimento hospice. A partir da descrição de seus elementos constitutivos, emerge uma categoria distinta da boa morte historicamente conhecida, a eutanásia, com duas características essenciais: uma peculiar disposição de enfrentamento da doença, que dá sentido à morte, e um processo de morrer ritualizado e socialmente compartilhado. Esse modelo de boa morte, conhecido como kalotanásia, organiza um conjunto de ações que busca reviver um processo de morrer e uma morte mais suave, tendo como desafio fazê-lo em um cenário médico identificado com o uso continuado e persistente de alta tecnologia.

Atitude frente à morte; Bioética; Cuidados paliativos; Cuidados paliativos na terminalidade da vida; Assistência terminal; Tanatologia


Este artículo analiza el concepto del buen morir que fundamenta el moderno movimiento hospice. A partir de la descripción de sus elementos constitutivos, emerge una categoría distinta del buen morir históricamente conocida, la eutanasia, con dos características esenciales: una peculiar disposición de enfrentamiento de la enfermedad, que da sentido a la muerte, y un proceso de morir ritualizado y socialmente compartido. Tal modelo del buen morir, conocido como kalotanasia, organiza un conjunto de acciones que busca revivir un proceso de morir y una muerte más suave, teniendo como desafío hacerlo en un panorama médico identificado con el uso continuo y persistente de alta tecnología.

Actitud frente a la muerte; Bioética; Cuidados paliativos; Cuidados paliativos al final de la vida Cuidado terminal; Tanatología


This article analyzes the concept of good death, grounding the philosophy of the modern hospice movement. From its essencial features emerged a category of good death distinct from the historically known one, the euthanasia, with two essential characteristics: a peculiar arrangement to cope with illness making death meaningful and a process of dying prepared for and shared socially. That model of good death, known as kalothanasia, concerns a set of actions which seek to revive a smoother process of dying , taking the challenge of doing it in a medical scenario that identifies itself with the continued and persistent use of high technology.

Attitude to death; Bioethics; Palliative care; Hospice care; Terminal care; Thanatology


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Mar 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2013

Histórico

  • Recebido
    25 Fev 2013
  • Aceito
    18 Jul 2013
  • Revisado
    13 Maio 2013
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