Constructos de segurança do profissional e contextos de segurança |
“Cultura da segurança do paciente na atenção primária à saúde” 2, estudo transversal, nível 5 |
Apresentação da cultura de segurança e sua interface com a segurança do profissional. |
Portaria 2.436/2017 4
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“Auditorías en seguridad clínica para centros de atención primaria: estudio piloto” 10, estudo transversal, nível 5 |
Portaria 529/2013 17
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“Dimensions of safety climate among Iranian Nurses” 19, revisão da literatura, nível 1 |
“Weaving a culture of safety into the fabric of nursing” 20, revisão da literatura, nível 1 |
“Social justice as a lens for understanding workplace mistreatment” 21, estudo exploratório, nível 5 |
Problemas éticos e bioéticos na atenção primária à saúde |
“Problemas bioéticos na Estratégia Saúde da Família: reflexões necessárias” 9, revisão da literatura, nível 1 |
Identificação dos principais problemas éticos e bioéticos e suas consequências para a APS. No Brasil: a) problemas envolvendo equipe, família e usuário; b) problemas envolvendo os membros da equipe; c) problemas envolvendo equipe/gestão; d) problemas éticos e bioéticos envolvendo a vulnerabilidade social das famílias e da própria ESF; e) falta de vivência de questões éticas e bioéticas. Em âmbito internacional: a) problemas éticos e bioéticos envolvendo o compartilhamento de informações em prontuários eletrônicos; e b) problemas éticos e bioéticos envolvendo o ciclo de vida. |
“Ethical problems experienced by nurses in primary health care: integrative literature review” 12, revisão integrativa da literatura, nível 1 |
“(Bio)ética e Estratégia Saúde da Família: mapeando problemas” 13, estudo de abordagem qualitativa, nível 1 |
“(Bio)ética e Atenção Primária à Saúde: estudo preliminar nas Clínicas da Família no município do Rio de Janeiro, Brasil” 22, estudo exploratório, nível 5 |
“Conduta do enfermeiro frente aos conflitos éticos e bioéticos em área vulnerável na ESF” 23, estudo de abordagem qualitativa, nível 1 |
“Aspectos éticos e bioéticos encontrados na atenção primária à saúde” 24, revisão integrativa da literatura, nível 1 |
“Problemas bioéticos no cotidiano do trabalho de profissionais de equipes de saúde da família” 25, estudo descritivo, nível 5 |
“A bioética e o trabalho na Estratégia Saúde da Família: uma proposta de educação” 26, estudo de abordagem qualitativa, nível 5 |
“How bioethics principles can aid design of electronic health records to accommodate patient granular control” 27, revisão de literatura, nível 1 |
“Problemas éticos clínicos en la Atención Primaria del Centro de Salud Familiar de Paine” 28, estudo descritivo, nível 5 |
Educação ética e bioética: contribuições para a tomada de decisão |
“Una bioética clínica para la atención primaria de salud” 6, revisão da literatura, nível 1 |
Educação ética e bioética como ferramenta importante para a tomada de decisão e a promoção do cuidado. |
“Problemas bioéticos na Estratégia Saúde da Família: reflexões necessárias” 9, revisão da literatura, nível 1 |
“Ethical problems experienced by nurses in primary health care: integrative literature review” 12, revisão integrativa da literatura, nível 1 |
“Elements and strategies for ethical decision-making in nursing” 29, revisão integrativa da literatura, nível 1 |
“Relação profissional-usuário de saúde da família: perspectiva da bioética contratualista” 30, revisão da literatura, nível 1 |
“Ethical behaviour in clinical practice: a multidimensional Rasch analysis from a survey of primary health care professionals of Barcelona (Catalonia, Spain)” 31, estudo transversal, nível 5 |
“The impact of ethics and work-related factors on nurse practitioners’ and physician assistants’ views on quality of primary healthcare in the United States” 32, estudo transversal, nível 5 |
“A new questionnaire to assess endorsement of normative ethics in primary health care: development, reliability and validity study” 33, estudo metodológico, nível 5 |
Perspectivas e decisões na vivência de problemas éticos e bioéticos |
“A bioética e o trabalho na Estratégia Saúde da Família: uma proposta de educação” 26, estudo de abordagem qualitativa, nível 5 |
Ferramentas que podem ajudar a identificar e resolver conflitos éticos e bioéticos: a) deliberação e casuística; b) diálogo e comunicação; c) presença de supervisor, colega de trabalho ou profissional expert em aconselhamento e consulta a comitê de ética; d) redes neurais artificiais ou métodos de aprendizado de máquina; e) aplicação do instrumento Inventário de Problemas Éticos na Atenção Primária em Saúde; f) criação de espaços de discussão; g) incentivo e construção de oficinas de capacitação; h) educação permanente. |
“Una bioética clínica para la atención primaria de salud” 6, revisão da literatura, nível 1 |
“(Bio)ética e Estratégia Saúde da Família: mapeando problemas” 13, estudo de abordagem qualitativa, nível 1 |
“Ethical problems experienced by nurses in primary health care: integrative literature review” 12, revisão integrativa da literatura, nível 1 |
“(Bio)ética e Atenção Primária à Saúde: estudo preliminar nas Clínicas da Família no município do Rio de Janeiro, Brasil” 22, estudo exploratório, nível 5 |
“Conduta do enfermeiro frente aos conflitos éticos e bioéticos em área vulnerável na ESF” 23, estudo de abordagem qualitativa, nível 1 |
“Aspectos éticos e bioéticos encontrados na atenção primária à saúde” 24, revisão integrativa da literatura, nível 1 |
“Elements and strategies for ethical decision-making in nursing” 29, revisão integrativa da literatura, nível 1 |
“Relação profissional-usuário de saúde da família: perspectiva da bioética contratualista” 30, revisão da literatura, nível 1 |
“Deliberação ética em saúde: revisão integrativa da literatura” 34, revisão integrativa da literatura, nível 1 |
“Tomada de decisão em bioética clínica: casuística e deliberação moral” 35, estudo descritivo, nível 5 |
“Estratégia Saúde da Família e bioética: grupos focais sobre trabalho e formação” 36, estudo de abordagem qualitativa, nível 5 |
“Modelos de tomada de decisão em bioética clínica: apontamentos para a abordagem computacional” 37, revisão da literatura, nível 1 |
“Construção e validação do instrumento ‘Inventário de problemas éticos na atenção primária em saúde’” 38, estudo transversal, nível 5 |