1. Dificuldade em estabelecer os limites da relação profissional-usuário. |
1. Dificuldade de estabelecer os limites da relação profissional-usuário. |
2. Pré-julgamento dos usuários dos serviços por parte das equipes. |
2. Os profissionais da saúde bucal ou trabalhadores da UBS pré-julgarem e desrespeitarem os usuários e familiares com base em preconceitos e estigmas. |
2. Desrespeito aos usuários ou familiares por parte dos profissionais da ESB ou trabalhadores da UBS, com base em preconceitos e estigmas. |
3. Desrespeito do profissional para com o usuário. |
4. Indicações clínicas inadequadas. |
4. Indicações clínicas inadequadas. |
4. Inadequadas indicações clínicas de tratamentos ou procedimentos pelos profissionais da saúde bucal. |
5. Prescrição de medicamento que o usuário não poderá comprar. |
5. Os profissionais prescrevem tratamentos ou procedimentos especializados que o usuário não terá dinheiro para pagar, quando estes tratamentos/procedimentos não são oferecidos no SUS. |
5. Prescrição de tratamento ou indicação de procedimento que o usuário não poderá pagar. |
7. O usuário solicita ao médico e ao enfermeiro os procedimentos que deseja. |
7. O usuário solicita ao cirurgião-dentista os procedimentos que deseja. |
7. O usuário solicita ao cirurgião-dentista os procedimentos que deseja, seguindo um padrão coercitivo de consumo ou tradicional de cura invasiva. |
8. Como convencer o usuário a dar continuidade ao tratamento. |
8. Os profissionais da saúde bucal sentem-se impotentes para convencer o usuário a dar continuidade ao tratamento, especialmente sem o trabalho educativo e de promoção potencializado pela equipe, mais especificamente do TSB. |
8. Como convencer ou motivar o usuário a dar continuidade ao tratamento, especialmente sem o trabalho clínico de promoção à saúde do TSB. |
8. Dificuldade em convencer ou motivar o usuário a dar continuidade ao tratamento, especialmente sem o trabalho clínico-educativo do TSB. |
14. Falta de compromisso e envolvimento de alguns dos profissionais que atuam no PSF. |
14. Falta de compromisso e envolvimento de alguns dos profissionais que atuam na saúde bucal e EqSF. |
14. Falta de compromisso e envolvimento de alguns profissionais que atuam na ESB no desempenho de suas atribuições. |
15. As EqSF não colaboram umas com as outras. |
15. As ESB e EqSF não colaboram umas com as outras, têm baixo planejamento estratégico e poucas ações conjuntas. |
15. As EqSF e ESB não colaboram umas com as outras, resultando em poucas ações interprofissionais. |
16. Falta de respeito entre os membros da equipe. |
16. Existe falta de respeito entre os membros da ESB, em especial na relação de valorização do serviço auxiliar e do trabalho em equipe. |
16. Falta de respeito entre os membros da ESB, em especial na valorização do serviço auxiliar e do trabalho em equipe. |
18. É difícil limitar o papel e as responsabilidades de cada profissional. |
17. Falta de preparo dos profissionais para trabalhar no PSF. |
17. Falta de preparo/formação (perfil) dos profissionais para trabalhar na ESF. |
17. Inadequada formação dos profissionais da saúde bucal para o desempenho de suas atribuições na APS. |
19. Profissionais se omitem diante de uma prescrição inadequada ou errada. |
19. Profissionais se omitem diante de um procedimento clínico inadequado ou errado. |
19. Omissão dos profissionais da saúde bucal diante de procedimento clínico ou prescrição inadequados. |
21. Dificuldade para preservar privacidade por problemas na estrutura física e rotina da USF. |
21. Dificuldade para preservar privacidade por problemas na estrutura física e rotina da USF. |
21. Dificuldade para preservar a privacidade do usuário por problemas na estrutura física e rotina da ESB e da UBS. |
22. Falta de apoio com ações intersetoriais para discutir e resolver os problemas éticos. |
22. Os profissionais da saúde bucal e EqSF sentem falta de apoio de ações intersetoriais, que dependem da organização e gestão do sistema, para discutir e resolver problemas éticos que encontram em sua prática. |
22. Falta de apoio institucional com ações intersetoriais para discutir e resolver problemas éticos. |
23. Falta de transparência da direção da UBS na resolução de problemas com os profissionais. |
23. Falta de transparência da direção da UBS na resolução de problemas com os profissionais. |
23. Falta de transparência da coordenação da UBS na resolução de problemas que envolvem os profissionais. |
24. Excesso de famílias adscritas para cada equipe. |
24. Há um excesso de famílias adscritas para cada equipe da ESF ou ESB. |
24. Excesso de famílias adscritas para cada ESB. |
26. Demérito dos encaminhamentos feitos pelos médicos do PSF. |
26. Demérito dos encaminhamentos feitos pelos cirurgiões-dentistas do serviço público. |
26. Demérito da qualidade assistencial do cirurgião-dentista do serviço público por outros profissionais, em especial da iniciativa privada. |
27. Dificuldades e falta de referência para realizar exames complementares. |
27. Há dificuldade no sistema de referência e contrarreferência para a realização de exames radiográficos, além de falta de agilidade e eficiência do serviço. |
27. Dificuldade no sistema de referência para realização de exames complementares, especialmente os radiográficos. |
32. Usuários que se recusam a seguir as indicações médicas ou a fazer exames. |
32. Usuários que se recusam a seguir as indicações de ações preventivas de cuidado bucal, sem mudança na gestão individual de sua saúde. |
32. Usuários que não seguem as orientações profissionais no cuidado com sua própria saúde. |
35. Funcionários da USF questionam a prescrição médica. |
35. Profissionais da ESB questionam a conduta dos(as) cirurgiões(ãs)-dentistas. |
35. Questionamento sobre a conduta clínica dos(as) cirurgiões(ãs)-dentistas por outros profissionais da saúde bucal, inclusive pelos profissionais auxiliares. |
38. Falta de estrutura na USF para a realização de visitas domiciliares. |
38. As visitas domiciliares são dificultadas por questões relacionadas ao deslocamento, em especial do odontomóvel, diminuindo o poder de atuação clínica do cirurgião-dentista. |
38. Falta de condições para a realização de visitas domiciliares pelos profissionais da ESB. |
39. Falta de condições na USF para atendimentos de urgência. |
39. A UBS não dá conta de todos os atendimentos de urgência odontológica, além de problemas operacionais. |
39. Falta de condições ou capacidade instalada para as ESB atenderem a todas as urgências. |