Acessibilidade / Reportar erro

Estudo comparativo sobre a variação térmica em três critérios de germinação de uma árvore tropical com interesse econômico: Carapa surinamensis Miq. (Meliaceae)

Resumo

As espécies do complexo Carapa spp. ocorrem na região Neotropical, na África e na Índia, têm usos múltiplos, fornece madeira de valor comercial e o óleo extraído das sementes tem uso fitoterápico e cosmético. O objetivo deste trabalho foi determinar a faixa térmica tolerável do processo germinativo, comparando os critérios de germinação utilizados pelos fisiologistas e os tecnólogos de sementes, e sugerir recomendações para a avaliação da qualidade das sementes. A germinação foi avaliada em temperaturas constantes entre 10 e 40 °C utilizando três critérios de germinação: (1) formação da radícula ≥ 0,5 cm (critério fisiológico); (2) alongamento de epicótilo ≥ 1 cm; e (3) alongamento de epicótilo ≥ 5 cm (critério para testes de qualidade de sementes). A temperatura de base foi semelhante para os três critérios entre 10 e 12 °C. O índice de velocidade de Maguire indicou 30 °C como a temperatura mais adequada. O limite superior de temperatura diferiu entre os critérios, sendo acima de 40 ºC para protrusão da radícula e para ambos os alongamentos de epicótilo entre 35 e 40 °C. A remoção do tegumento de semente acelerou o processo de germinação dessas sementes recalcitrantes sendo recomendada para a avaliação da qualidade da semente, o que permite concluir o teste de germinação em aproximadamente um mês.

Palavras-chave:
temperatura ótima; tratamento pré-germinativo; Carapa procera DC.; avaliação de sementes; andiroba

Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brasil, Tel. e Fax: (55 16) 3362-5400 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb@bjb.com.br