Acessibilidade / Reportar erro

Variáveis ambientais e humanas afetam o comprimento da concha, peso total e fator de condição de Achatina fulica (Gastropoda: Pulmonata)?

A relação peso comprimento e o fator de condição têm sido bastante explorados em pesquisas envolvendo caracóis para obter o índice de condição física em populações e avaliar a condição do habitat. Neste trabalho, nosso objetivo foi descrever que variáveis influenciam os parâmteros biométricos e o bem estar de Achatina fulica em uma recente introdução. De novembro de 2001 a novembro de 2002, amostras mensais desses caracóis foram coletadas na cidade de Lauro de Freitas (Bahia), Brasil. Em seguida, os caracóis foram acondicionados em laboratório e foram obtidos o tamanho da concha e o seu peso. A partir desses dados a curva potencial e o fator de condição foram calculados. Cinco variáveis ambientais foram consideradas: amplitude de temperatura, temperatura média, humidade, precipitação e densidade humana. Regressões múltiplas foram usadas para gerar modelos preditivos através do critério de seleção e logo foram ordenados utilizando o critério de Akaíke. Regressões parciais foram usadas para obter os coeficientes de determinação do clima e fatores humanos. Um total de 1460 indivíduos foram coletados, apresentando uma amplitude de crescimento de concha entre 4,9 a 102,5 mm (média 42,18 mm). A relação entre o crescimento total e o peso revelou que A. fulica apresentou um crescimento alométrico negativo. Regressões simples indicaram que a umidade teve uma influencia significativa sobre o tamanho total e o peso. A amplitude de temperatura foi a variável que mais influenciou o fator de condição. Os modelos de regressão múltipla indicaram que os fatores climáticos e humanos explicaram uma pequena porção da variança, no entanto explicou 55,8% da variância do fator de condição. Consequentemente, acreditamos que o bem estar e os parâmetros biométricos de A. Fulica podem ser influenciados por fatores climáticos e humanos.

Achatinha fulica; espécies exóticas; Gastropoda; fator de condição; espécies invasoras


Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brasil, Tel. e Fax: (55 16) 3362-5400 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb@bjb.com.br