Modelo de enxerto tumoral ortotópico em camundongos para avaliar os efeitos do calcitriol em câncer de mama

V. C. N. Fonseca-Filho M. L. H. Katayama E. C. Lyra D. A. Maria R. A. Basso S. Nonogaki J. M. Guerra S. Maistro J. C. G. S. Góes M. A. A. K. Folgueira Sobre os autores

Resumo

Os efeitos antiproliferativos de calcitriol foram observados em xenotransplantes de linhagens celulares de câncer de mama, entretanto, não foram ainda investigados em enxertos tumorais, consistindo de implantes em animais de amostras de câncer de mama recém-coletadas.

Objetivos

Estabelecer modelo de enxerto tumoral, a partir de amostra de câncer de mama recém-coletada e diretamente implantada em camundongos nude, para estudar o efeito do calcitriol.

Métodos

Amostras de câncer de mama de 12 pacientes foram implantadas ortotopicamente em camundongos nude. Os animais foram tratados com injeção intratumoral semanal de calcitriol 3 μg/Kg, a qual foi previamente associada com indução de pico sérico de calcitriol dentro do intervalo de nível terapêutico.

Resultados

A taxa de sucesso de pega do enxerto foi de 25%. Os enxertos tumorais foram estabelecidos de tumores agressivos com alta taxa de proliferação (HER2 positivo ou grau histológico 3) e as características do tumor original foram preservadas. O calcitriol induziu fortemente a expressão do gene alvo, CYP24A1, indicando que a via genômica da vitamina D está ativa nos enxertos tumorais, entretanto, não se observou diferenças na expressão de marcadores de proliferação e apoptose (incorporação de BrdU, expressão de Ki67, CDKN1A, CDKN1B e BCL2) nestas amostras altamente proliferativas.

Conclusões

Os enxertos tumorais parecem ser um modelo promissor para explorar outros esquemas e doses de calcitriol, considerando a heterogeneidade da doença e interações com o microambiente.

Palavras-chave:
enxerto; câncer de mama; calcitriol; proliferação

Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brasil, Tel. e Fax: (55 16) 3362-5400 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb@bjb.com.br