Análise Citogenética de DNAr 18S, 5S e cromossomo B de Iheringichthys labrosus (Lütken, 1874) (Siluriformes, Pimelodidae)

RA. Carvalho A. Laudicina L. Giuliano-Caetano IC. Martins-Santos AL. Dias Sobre os autores

Foram realizadas análises citogenéticas em Iheringichthys labrosus do Rio Tibagi, Paraná, Brasil com a localização cromossômica dos DNAs ribossômicos 18S e 5S e a composição de bases de seus cromossomos B. As AgNORs foram observadas em posição terminal, no braço longo de um par de cromossomos subtelocêntricos. Marcações CMA3 positivas foram observadas em alguns cromossomos e associadas com as RONs. Porém, todas estas marcações apresentaram-se DAPI negativas. O cromossomo B mostrou-se fortemente fluorescente com CMA3. O uso concomitante das sondas de DNAr 18S e 5S, através da técnica de FISH, revelou os cístrons ribossômicos em um par de cromossomos subtelocêntricos, em posição terminal do braço longo, coincidindo com a AgNOR. Os sítios 5S foram observados em outro par subtelocêntrico, em posição intersticial do braço longo, próximo ao centrômero. Os resultados observados no presente estudo sugerem que, embora existam algumas características citogenéticas mais conservadas, as populações de I. labrosus podem mostrar suas próprias características.

cromossomo supranumerário; catfish; FISH


Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brasil, Tel. e Fax: (55 16) 3362-5400 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb@bjb.com.br