Acessibilidade / Reportar erro

Ovos de lagarto tegu, Salvator merianae (Duméril e Bilbron, 1839) (Squamata; Teiidae) danificados por infecções fúngicas.

Resumo

O teiú (Salvator merianae) é o maior lagarto encontrado no Brasil e possui ampla distribuição, sendo encontrado em vários biomas. A presença de fungos em ovos de répteis ocorre inicialmente em ovos inférteis, o que leva à uma infecção posterior em ovos férteis, gerando danos e morte dos embriões. O objetivo deste estudo foi o de identificar os fungos geradores de lesões em ovos de teiú em cativeiro. Foram coletados suabes na casca de ovos infectados e sadios, além de um embrião que veio a óbito, e do substrato presente na caixa de incubação. As amostras foram submetidas ao cultivo em ágar Saboraund dextrose. Um total de 93,3% de amostras foram positivas para os fungos Fusarium (11/15), Trichoderma (1/15), Penicillium (1/15), Mucor (1/15) e leveduras do gênero Trichosporon (3/15). Logo, Fusarium foi o principal agente causador das lesões e morte de embriões nos ovos do lagarto teiú. Métodos de controle sanitário podem ser adotados para evitar infecção fúngicas nos ovos.

Palavras-chave:
incubação artificial de ovos; infecção por Fusarium; répteis

Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brasil, Tel. e Fax: (55 16) 3362-5400 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb@bjb.com.br