Acessibilidade / Reportar erro

Eficácia comparativa da fitorremediação assistida por EDTA e ácido cítrico de solo contaminado com Ni, usando canola (Brassica napus)

Resumo

A fitorremediação é uma técnica ecologicamente correta para limpar metais pesados ​​de solo contaminado pelo uso de espécies vegetais produtoras de alta biomassa. Os quelantes podem ajudar a melhorar esta técnica biológica aumentando a solubilidade do metal. Para tanto, foi realizado um experimento em vaso para determinar o efeito dos quelantes EDTA e ácido cítrico (AC) na fitorremediação de solo contaminado com Ni, utilizando Brassica napus (canola). Duas cultivares de B. napus, Con-II (tolerante) e Oscar (sensível) foram selecionadas após triagem e expostas a NiSO4 a 30 ppm no momento da semeadura. CA (10 mM) e EDTA (1,5 mM) foram aplicados sozinhos ou em combinação um com o outro após duas semanas de tratamentos com Ni. Diferentes parâmetros como dados morfofisiológicos e bioquímicos foram registrados após 15 dias de aplicação de quelato. Os resultados destacaram o uso bem-sucedido de agentes quelantes (CA e EDTA) não apenas para melhorar o estresse de Ni, mas também para aumentar o acúmulo de Ni, um pré-requisito para a fitorremediação. A aplicação basal da concentração de 10 mMCA e 1,5 mM de EDTA mostrou-se eficaz para o crescimento das plantas. A combinação de agentes quelantes não mostrou quaisquer efeitos sinérgicos.

Palavras-chave:
Brassica napus; ácido cítrico; EDTA; hiperacumulador; níquel; fitorremediação

Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brasil, Tel. e Fax: (55 16) 3362-5400 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb@bjb.com.br