Relações sistemáticas entre Passeromyia Rodhain & Villeneuve, Philornis Meinert e gêneros relacionados (Diptera, Muscidae)

Passeromyia Rodhain & Villeneuve e Philornis Meinert são os únicos gêneros de Muscidae cujas larvas são parasitas de aves. Passeromyia é conhecido do Velho Mundo e Philornis, do Novo Mundo. Opiniões sobre as relações entre esses dois gêneros e suas posições sistemáticas entre os Muscidade têm variado. Este trabalho tem por objetivo esclarecer as relações de Passeromyia, Philornis e de alguns gêneros relacionados com eles e dar uma visão da classificação de Muscidae com base na metodologia cladística. Foram analisados 32 táxons terminais (2 deles como grupos externos), com base em 54 caracteres. Na análise cladística foi utilizada o Hennig86. A análise resultou em uma árvore de menor comprimento (373), com índice de consistência 71 e índice de retenção 85. Philornis e Passeromyia pertencem ao mesmo grupo monofilético, suportado por uma sinapomorfia - presença de um casulo envolvendo a pupa. As relações filogenéticas encontradas neste grupo são: (Muscina (Philornis (Phaonina ((Fraserella, Passeromyia) (Synthesiomyia (Calliphoroides, Reinwardtia)))))). Outros prováveis grupos monofiléticos de muscídeos, como Muscinae (com Stomoxyini e Muscini) e Coenosiinae (com Limnophorini e Coenosiini), também são discutidos. Os padrões filogenéticos dentro de Reinwardtinae e Dichaetomyiinae podem ser explicados por uma distribuição Gondwana.

Muscidae; Passeromyia; Philornis; cladística; biogeografia


Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brasil, Tel. e Fax: (55 16) 3362-5400 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb@bjb.com.br