Acessibilidade / Reportar erro

Efeito subletal da Abamectina na resposta funcional do predador Phytoseiulus persimilis (Athias-Henriot) em Tetranychus urticae (Koch) (Acari: Phytoseiidae, Tetranychidae)

Resumo

O controle biológico utilizado para o controle de Tetranychus urticae (Koch) é o acaro predador Phytoseiulus persimilis (Athias-Henriot). É importante conhecer os efeitos dos acaricidas sobre o comportamento biológico do predador. Foi avaliado o efeito tóxico de a Abamectina na resposta funcional de P. persimilis. A resposta funcional do predador foi tipo II exposta a concentrações subletais de Abacmetina, os parâmetros da resposta funcional: taxa de ataque (a'), tempo de manipulação (Th), a eficiência na procura e predação teórica máxima (T/Th) foram afetados pelo acaricida. O predador passa mais tempo na procura, dominar, consumir e se preparar para a próxima procura em comparação com a testemunha e sua capacidade de predação foi afetada.

Palavras-chave:
ácaro rajado; predador; Abamectina; resposta funcional; efeitos subletais

Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brasil, Tel. e Fax: (55 16) 3362-5400 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb@bjb.com.br