Identificação e quantificação preliminar do pigmento da idade, lipofuscina, em cérebros de Farfantepenaeus paulensis (Crustacea: Decapoda)

S. Peixoto N. Aguado F. D'Incao W. Wasielesky J. C. Cousin Sobre os autores

Foi realizada análise preliminar do conteúdo de lipofuscina em cérebros de juvenis de Farfantepenaeus paulensis oriundos de cativeiro (5 meses de idade) e de adultos selvagens (idade estimada de 12-15 meses). Foram coletadas amostras aleatórias de 6 indivíduos de cada grupo (juvenis e adultos) para análises histológicas. Cortes frontais (6 mim) dos cérebros foram montados em lâminas, sem serem corados, e observados em microscópio de epifluorescência. As imagens fluorescentes dos 5 cortes mais centrais da massa de células do lóbulo olfatório (MCLO) de cada indivíduo foram digitalizadas para posterior análise de imagens. O diâmetro médio dos grânulos de lipofuscina foram similares entre os dois grupos (p > 0,05), entretanto, a porcentagem da área de MCLO ocupada por grânulos foi significativamente maior (p < 0,05) nos camarões adultos. A detecção de grânulos de lipofuscina em F. paulensis com 5 meses de idade indica a possibilidade de o início de deposição ocorrer anteriormente em juvenis. Os resultados sugerem que a quantidade de grânulos na MCLO de F. paulensis está relacionada à idade, contudo, futuros estudos são necessários para avaliar a relação entre a quantidade de lipofuscina e a idade de F. paulensis mantidos em cativeiro.

cipofuscina; pigmento; idade; peneídeo; F. paulensis


Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brasil, Tel. e Fax: (55 16) 3362-5400 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb@bjb.com.br