Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da renda dos pescadores de pequena escala em dois reservatórios urbanos brasileiros: Represa Billings (SP) e Lago Paranoá (DF)

Neste artigo, foi calculada e comparada a renda média de pescadores de pequena escala, que operam em dois reservatórios urbanos no Brasil: na Represa Billings (127 km²), localizada na região metropolitana da cidade de São Paulo, e no Lago Paranoá (38 km²), localizado em Brasília (DF). Ambas as pescarias são baseadas em espécies exóticas, principalmente a Tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus (mais de 80% das capturas). Os pescadores da Represa Billings têm um ganho médio diário de R$ 17,75 (U$ 8,4), empregando principalmente a rede-de-espera. Os pescadores do Lago Paranoá têm um ganho médio diário de R$ 46,58 (U$ 24,9), empregando principalmente a tarrafa. A renda dos pescadores de Brasília é estatisticamente superior à dos pescadores de São Paulo (P < 0.01). O lucro dessas pescarias é explicado pela natureza do reservatório (Paranoá ou Billings) e pelos dias de pesca. Devido ao aumento da violência na região metropolitana de São Paulo, as pescarias na Represa Billings estão desaparecendo.

pescarias de pequena escala; análise financeira; Represa Billings; Lago Paranoá; Brasil


Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brasil, Tel. e Fax: (55 16) 3362-5400 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb@bjb.com.br