Variação espacial no uso de plantas hospedeiras e conseqüências na história de vida de Heliconius erato (Lepidoptera: Nymphalidae)

D. RODRIGUES G. R. P. MOREIRA Sobre os autores

Os adultos de Heliconius erato phyllis (Lepidoptera: Nymphalidae) variam acentuadamente em relação ao tamanho corporal. Neste trabalho, avalia-se a hipótese de que tal variação se deva em parte a diferenças qualitativas do recurso alimentar da fase larval (passifloráceas) existentes em campo. Em adição, identifica-se como a performance reprodutiva das fêmeas é influenciada pelo tamanho, sendo também estimada a herdabilidade dessa característica. Determina-se a variação espacial do tamanho corporal em sete populações de H. erato phyllis do Estado do Rio Grande do Sul (RS), situadas em ambientes urbanos (3), matas de Eucalyptus (2), mata de Mirtáceas (1) e Mata Atlântica (1), e relaciona-se tal variação ao recurso larval utilizado. Em insetário, quantifica-se a influência do tamanho das fêmeas nos parâmetros fecundidade, viabilidade e tamanho do ovo. A herdabilidade do tamanho foi estimada por intermédio da criação, em laboratório, da prole de indivíduos mantidos em insetário. Os adultos das populações cujas larvas utilizaram unicamente Passiflora suberosa foram significativamente menores em relação às que utilizaram Passiflora misera. As larvas foram encontradas preponderantemente sobre P. misera, mesmo quando P. suberosa foi a espécie predominante em um dado local. Dentre os parâmetros de performance reprodutiva estudados, apenas a fecundidade teve relação direta com o tamanho. A estimativa da herdabilidade para o tamanho foi zero. Assim, confirma-se a importância do recurso alimentar larval na determinação da variabilidade do tamanho dos adultos. Tal variação é parte da plasticidade fenotípica das populações naturais de H. erato, sendo a contribuição genotípica pouco expressiva neste caso.

tamanho corporal; maracujás; heliconíneos; sucesso reprodutivo; herdabilidade


Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brasil, Tel. e Fax: (55 16) 3362-5400 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb@bjb.com.br