A ocorrência de anfíbios anuros em bromélias de restinga do Sudeste do Brasil, com referência especial a Aparasphenodon brunoi (Amphibia, Hylidae)

Cinco espécies de anfíbios anuros ocorreram em bromélias localizadas na restinga de Praia das Neves, Município de Presidente Kennedy, Sudeste do Brasil, as quais pertenceram a quatro gêneros: Aparasphenodon, Hyla, Scinax e Trachycephalus. Quatro espécies (A. brunoi, Hyla albomarginata, Scinax altera e S. cuspidatus) foram coletadas durante o período seco (agosto de 1999), mas somente duas (A. brunoi e Trachycephalus nigromaculatus) durante o período de chuva (fevereiro de 2000). Aparasphenodon brunoi foi a espécie mais representada e é um anfíbio anuro que se esconde durante o dia, principalmente dentro da bromélia-tanque Aechmea lingulata. A dieta e alguns aspectos da fecundidade desse hilídeo foram investigados. Quinze exemplares foram coletados durante o período de seca (agosto de 1999) (11 machos e 4 fêmeas) e 14 (3 machos, 10 fêmeas e 1 juvenil) durante o período de chuva (fevereiro de 2000). A razão sexual total macho/fêmea foi de 1:1. Aparasphenodon brunoi variou no comprimento rostro-anal de 31,2 a 69,3 mm. Fêmeas eram maiores do que os machos. Apenas uma fêmea tinha ovários com ovócitos completamente desenvolvidos, em um total de 1.451 ovócitos. Os principais grupos de presas encontrados nos estômagos foram: Insecta, Myriapoda e Arachnida. Blattodea, Orthoptera, Lepidoptera e Hymenoptera (só formigas) representaram as principais presas de A. brunoi, tanto na freqüência de ocorrência quanto no número relativo de presas ingeridas e no peso. Aparasphenodon brunoi é uma espécie ameaçada de extinção em diferentes habitats no Sudeste do Brasil. Somente a proteção da cobertura vegetal de seus ambientes naturais poderá garantir a existência desse hilídeo nos próximos anos.

dieta; fecundidade; razão sexual; bromélias; restinga


Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brasil, Tel. e Fax: (55 16) 3362-5400 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb@bjb.com.br