Acessibilidade / Reportar erro

Mudanças sazonais nos índices somáticos do Odontesthes bonariensis (Teleostei, Atheriniformes) em uma lagoa da região Neotropical (Argentina)

O objeto do estudo foi a população Odontesthes bonariensis (Valenciennes, 1835) de uma lagoa característica da região dos pampas argentinos. Durante um ano, recolheram-se mostras mensais da comunidade zooplanctônica e da população de peixe-rei. Pesquisaram-se vários índices (peso relativo e os índices de gordura mesentérica, gônado-somático, hepato-somático e somático) em função do tempo e do sexo, relacionando-os com a dinâmica de comunidade de zooplâncton, a principal fonte de energia para esta espécie. Os resultados indicam que a informação sazonal contida nos compartimentos de peso é muito importante na gordura mesentérica, nas gônadas e no fígado. A disponibilidade do zooplâncton modula as reservas (gordura), o comportamento e a atividade fisiológica (fígado), determinando a intensidade da desova. Assim, na desova de primavera, com disponibilidade mais elevada do zooplâncton, a maioria dos indivíduos maduros da população, machos e fêmeas, transferem energia do alimento às gônadas. No outono os peixes usariam principalmente as reservas de gordura para a maduração gonadal.

Odontesthes bonariensis; condição; comunidade zooplanctônica; alocação de energia


Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brasil, Tel. e Fax: (55 16) 3362-5400 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb@bjb.com.br