Acessibilidade / Reportar erro

Evolução dos pigmentos e sua relação com a cor da casca e o perfil sensorial em frutos de tâmaras (Phoenix Dactylifera L.)

Resumo

Tâmaras frescas de 17 variedades e khalts do sul do Marrocos foram analisadas por sua cor, conteúdo de pigmentos e perfil sensorial. Os resultados mostraram diferenças significativas entre os perfis sensoriais das amostras devido à variabilidade do genótipo e suas diferentes origens. Variedades de tâmaras frescas e khalts foram consideradas uma boa fonte de β-caroteno (0,49-10,86 µg de β-caroteno / 100 g FW). Na verdade, os resultados revelaram que as variedades de tâmaras e khalts apresentam uma boa composição funcional e boas características sensoriais. Portanto, essas variedades de tâmaras marroquinas podem ser usadas para consumo in natura e na indústria de processamento, que constituirá uma fonte considerável de antioxidantes.

Palavras-chave:
Marrocos; perfil sensorial; carotenoides; khalt; Phoenix dactylifera

Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brasil, Tel. e Fax: (55 16) 3362-5400 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb@bjb.com.br