Acessibilidade / Reportar erro

Efeito sazonal no conteúdo de fenólicos e ação antioxidante de folhas jovens, maduras e senescentes de Anredera cordifolia (Ten.) Steenis (Basellaceae)

Resumo

Anredera cordifolia (Ten.) Steenis é uma trepadeira nativa do Brasil considerada uma planta alimentícia não convencional e uma espécie medicinal, cujos compostos fenólicos exercem ação antioxidante. Como a produção de metabólitos é determinada por fatores ambientais e pela maturidade das folhas, é importante acompanhar essas mudanças a fim de determinar a época de colheita. Neste estudo objetivou-se verificar se a fenologia foliar e a sazonalidade ocasionam variação na quantidade de compostos fenólicos e na ação antioxidante dessa espécie. As folhas foram coletadas em diferentes estações, entre setembro de 2018 e abril de 2019, e separadas conforme a maturidade: jovens, maduras e senescentes. Os dados diários de temperatura atmosférica e pluviosidade foram usados para caracterizar o período de coleta. O conteúdo de fenólicos totais (TPC), determinado pelo método Folin-Ciocalteu, foi significativamente maior nas folhas jovens coletadas no inverno, período caracterizado por temperaturas mais baixas. Estas folhas apresentaram 54,4 mg equivalentes de ácido gálico por 100 g de matéria seca (mg GAE 100 g-1DM) . A média dos outros resultados foi de 25,6 mg GAE 100 g-1DM. A maior ação antioxidante, avaliada pelo método do radical livre 2,2-difenil-1-picrilhidrazil (DPPH), foi observada em folhas colhidas no outono (73,7%) e inverno (71,1%), independentemente da fenologia foliar. Nestes períodos a pluviosidade foi menor. Folhas colhidas no verão e na primavera apresentaram menores percentuais de ação antioxidante (54,3 e 37,5%, respectivamente). Não houve correlação significativa entre o conteúdo de fenólicos totais e a atividade antioxidante. Conclui-se que a composição fenólica de A. cordifolia e, consequentemente, sua ação sobre radicais livres, varia sazonalmente em resposta à temperatura e pluviosidade, podendo ou não interagir com a idade das folhas.

Palavras-chave:
DPPH; plantas medicinais; sazonalidade; metabólitos secundários

Instituto Internacional de Ecologia R. Bento Carlos, 750, 13560-660 São Carlos SP - Brasil, Tel. e Fax: (55 16) 3362-5400 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: bjb@bjb.com.br