Acessibilidade / Reportar erro

Efeito de tratamentos térmicos e por micro-ondas em compostos fenólicos e ácidos graxos de cúrcuma (Curcuma longa L.) e açafrão (Crocus sativus L.)

Resumo

A cúrcuma e o açafrão são especiarias com ácidos graxos e compostos fenólicos que proporcionam vários benefícios para a saúde humana. No entanto, sua biodisponibilidade pode ser reduzida pelo cozimento, que envolve alta temperatura. Assim, objetivou-se avaliar os efeitos nessas moléculas comparando tratamentos térmicos domésticos com controles não tratados por meio de espectrofotometria e cromatografia gasosa: micro-ondas, fervura sob pressão e fervura sem pressão (comparado por ANOVA, p < 0,05). Todos os tratamentos reduziram os compostos fenólicos no açafrão, enquanto na cúrcuma foram reduzidos apenas pelas micro-ondas. A curcumina da cúrcuma foi reduzida pelas micro-ondas e por fervura sob pressão. A cúrcuma e o açafrão apresentaram diferentes perfis de ácidos graxos, que foram diferencialmente afetados dependendo do tratamento. Em conclusão, embora a qualidade funcional e nutricional destas especiarias possa ser afetada, a cúrcuma é mais resistente ao calor do que o açafrão, e apresenta um melhor perfil lipídico com altos ácidos graxos insaturados, mesmo após os tratamentos. Além disso, a fervura preservou compostos fenólicos potenciais na promoção da saúde e alguns ácidos graxos insaturados. Embora exista um risco de perda de composto bioativo, este pode ser reduzido pelo método de cozimento correto.

Palavras-chave:
Lípidos; Polifenóis; Curcumina; Cozimento; Açafrão; Cúrcuma

Instituto de Tecnologia de Alimentos - ITAL Av. Brasil, 2880, 13070-178 Campinas - SP / Brasil, Tel 55 19 3743-1762 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: bjftsec@ital.sp.gov.br