Acessibilidade / Reportar erro

Impacto do método de secagem como pré-tratamento para extração de compostos bioativos do jambolão (Syzygium cumini (L.) Skeels)

Resumo

O jambolão é uma fruta pouco explorada e rica em polifenóis, que estão associados a benefícios para a saúde, como aumento da resistência ao estresse oxidativo e aos processos inflamatórios, bem como mostram-se benéficos para as funções cardiovasculares e plaquetárias. Para obtê-los, pode-se fazer por extração, mas um método padrão eficiente permanece um desafio. Nesse contexto, este trabalho avalia o impacto de diferentes pré-tratamentos no jambolão para a obtenção de compostos bioativos por extração aquosa. Estufa com circulação de ar (ACO) e liofilização (LYO) foram usados como pré-tratamentos. Além disso, estudou-se a influência dos parâmetros de massa, temperatura, ciclo e tempo nos métodos de extração utilizados: sólido-líquido percolado (PSL), sólido-líquido convencional (CSL) e sólido-líquido assistido por ultrassom (USL). O rendimento de extração foi de 7,3% (ACO) a 46,3% (LYO), ambos pelo método sólido-líquido percolado (PSL). Além disso, 11 compostos fenólicos e seis antocianinas foram detectados por HPLC-DAD, em quantidades expressivas de catequina e cianidina, na amostra LYO, e esses extratos apresentaram maiores concentrações de compostos bioativos. O método CSL foi mais eficiente em amostras de ACO e o método PSL, em amostras de LYO. Os extratos LYO apresentaram maiores concentrações de compostos bioativos. Portanto, a utilização de um pré-tratamento de secagem resulta em extratos com alto potencial antioxidante para aplicação nos mercados alimentício, cosmético e farmacêutico.

Palavras-chave:
Extrato aquoso; Jambolão; Pré-tratamento; Compostos bioativos; Compostos polifenólicos; Livre de solvente

Instituto de Tecnologia de Alimentos - ITAL Av. Brasil, 2880, 13070-178 Campinas - SP / Brasil, Tel 55 19 3743-1762 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: bjftsec@ital.sp.gov.br