Rótulos de barras alimentícias: comportamento do consumidor e veracidade de informações disponíveis

Carla Gonçalo Domiciano Rafaela Corrêa Pereira Camila Teodoro Rezende Picinin Felipe Santana Machado Michel Cardoso de Angelis-Pereira Sobre os autores

Resumo

A busca por alimentos de alto valor nutritivo, convenientes, de baixo valor calórico e que possuam características sensoriais agradáveis e com benefícios à saúde faz da barra alimentícia um produto promissor no setor de alimentos, já sendo considerada pelo senso comum como alternativa saudável. Assim, este trabalho teve como objetivos: (i) avaliar o interesse e a forma de entendimento dos consumidores em relação às informações veiculadas nos rótulos de alimentos; (ii) determinar os hábitos de consumo, e (iii) determinar a quantidade de açúcares totais em barras alimentícias comerciais dos tipos comuns, diet e light, de forma a confirmar a veracidade das informações disponíveis nos rótulos destes produtos e correlacioná-las com as percepções dos consumidores sobre este produto. Quanto ao consumo de barras alimentícias, pode-se perceber que grande parte da amostra em estudo consome este produto e, apesar de a maioria considerar este um produto saudável pela alegação de ser rico em fibras e cereais, mesmo com o conhecimento da presença de açúcar, a conveniência e a praticidade são os principais motivos que são levados em consideração no momento da compra. Pode-se concluir ainda que variáveis sócio demográficas, como sexo, idade, renda e escolaridade, influenciaram em padrões e comportamentos de consumo relacionados ao tema avaliado. Já a quantificação de açúcar nas barras alimentícias comerciais dos tipos comuns, diet e light indicou que os produtos avaliados podem se enquadrar na categoria de alimentos com quantidade intermediária a alta de açúcar. Os resultados encontrados para as barras diet são ainda mais preocupantes, pois, para todas as marcas avaliadas, as concentrações de açúcar obtidas confirmam o não atendimento às legislações em vigor.

Palavras-chave:
Conhecimento do consumidor; Informação nutricional; Teor de açúcar

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