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Desenvolvimento e avaliação sensorial de produtos com frutos do Cerrado brasileiro araticum (Annona crassiflora Mart.) e cagaita (Eugenia dysenterica Mart.)

Resumo

O objetivo deste estudo foi utilizar a polpa dos frutos do Cerrado brasileiro araticum e cagaita para desenvolver novos produtos e avaliar a aceitabilidade sensorial por crianças de 7 a 9 anos de idade. Os produtos desenvolvidos foram: três formulações de doce de leite: DP (padrão), DA (com polpa de araticum) e DB (com polpa de araticum e coco ralado); três formulações de refresco de cagaita: RP (polpa de cagaita), RA (polpa de cagaita e suco de laranja) e RB (polpa de cagaita e suco de cenoura); e uma formulação de geleia de cagaita. Verificou-se que as três formulações de doce de leite foram igualmente aceitas (p>0,05), enquanto o refresco RA foi mais aceito (p<0,05) que os demais (RP e RB). Além disso, a geleia de cagaita apresentou elevados escores de aceitação sensorial. Todos os produtos desenvolvidos foram bem aceitos, uma vez que seus índices de aceitabilidade foram maiores que 70%. Não houve influência (p>0,05) do gênero sobre a aceitabilidade sensorial dos produtos avaliados. Conclui-se que os produtos desenvolvidos apresentaram boa aceitabilidade do ponto de vista sensorial, o que sugere um elevado potencial de mercado.

Palavras-chave:
Annona crassiflora; Eugenia dysenterica; Doce de leite; Refresco; Geleia; Crianças

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