Acessibilidade / Reportar erro

Comparação entre métodos de extração de DNA e caldos de enriquecimento seletivo na detecção de Salmonella Typhimurium em fezes de suínos pela reação em cadeia da polimerase (PCR)

O objetivo do presente estudo foi comparar diferentes técnicas de extração de DNA, realizadas a partir de três diferentes caldos de enriquecimento seletivo, na sua eficiência em detectar Salmonella Typhimurium em amostras de fezes suínas artificialmente inoculadas (100 UFC/g), pela técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR). Após enriquecimento em Rappaport-Vassiliadis, selenito-cistina e tetrationato Müller-Kauffmann, alíquotas destes caldos foram utilizadas para extração do DNA, empregando três métodos diferentes, (a) fervura-centrifugação, (b) fenol-clorofórmio e (c) precipitação por sal. A eficiência dos métodos de extração de DNA por fervura-centrifugação e precipitação por sal foi a mesma, independentemente do caldo de enriquecimento seletivo utilizado. O caldo Rappaport-Vassiliadis apresentou maior eficiência (P<0,05) quando foi empregada a extração de DNA pelo método fenol-clorofórmio. Considerados os parâmetros custo e eficiência, os resultados do estudo indicaram que a partir de amostras fecais suínas a utilização do caldo tetrationato Müller-Kauffmann combinado a técnica de extração do DNA por fervura-centrifugação devam representar a melhor opção, relativamente às demais técnicas testadas.

diagnóstico; DNA; fezes; PCR; Salmonella Typhimurium


Sociedade Brasileira de Microbiologia USP - ICB III - Dep. de Microbiologia, Sociedade Brasileira de Microbiologia, Av. Prof. Lineu Prestes, 2415, Cidade Universitária, 05508-900 São Paulo, SP - Brasil, Ramal USP 7979, Tel. / Fax: (55 11) 3813-9647 ou 3037-7095 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bjm@sbmicrobiologia.org.br