Acessibilidade / Reportar erro

Standardization of a protocol to extract and analyze chlorophyll a and carotenoids in Gracilaria tenuistipitata Var. Liui. Zhang and Xia (Rhodophyta)

Clorofila a e carotenoides são importantes pigmentos da fotossíntese. Na literatura são encontrados vários protocolos de extração e análise desses pigmentos utilizando, principalmente, plantas vasculares. O objetivo deste estudo foi padronizar uma metodologia de extração e análise dessas substâncias em uma macroalga vermelha, Gracilaria tenuistipitata var. liui. Amostras de talos gametofíticos cultivados in vitro foram trituradas em nitrogênio líquido, extraídas em 1,5 mL de solvente, centrifugadas e os pigmentos analisados quantitativamente e qualitativamente através de espectrofotometria de UV/visível, cromatografia liquida de alta eficiência (CLAE) e CLAE-acoplada a espectrometria de massas (CLAE-EM). Foram testados os parâmetros massa mínima, solvente para extração e número de extrações. Dentre os solventes testados, o metanol foi o mais eficiente, sendo 50mg de material fresco a massa mínima indicada para ser submetida a somente uma extração. Não foram encontradas diferenças significativas na quantificação desses pigmentos comparando-se os dados obtidos em espectrofotometria de UV/visível com os de CLAE. No entanto, para a identificação dos diferentes carotenoides e suas quantificações são necessárias CLAE ou CLAE-EM.

Gracilaria tenuistipitata; Clorofila a; Carotenoides; Espectrometria UV-visível; CLAE


Universidade de São Paulo, Instituto Oceanográfico Praça do Oceanográfico, 191 , 05508-120 Cidade Universitária, São Paulo - SP - Brasil, Tel.: (55 11) 3091-6501, Fax: (55 11) 3032-3092 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: io@usp.br