Fish abundance and distribution patterns related to environmental factors in a choked temperate coastal lagoon (Argentina)

Daniel Osvaldo Bruno Santiago Aldo Barbini Juan Martín Díaz de Astarloa Patricia Martos Sobre os autores

O objetivo deste estudo foi avaliar a influência de fatores ambientais sobre a distribuição e abundância de peixes na lagoa costeira Mar Chiquita. Estações sazonais de amostragem de peixes foram distribuídas ao longo da lagoa e agrupadas em três zonas de uma zona de águas Mixo-oligohalino com elevado aporte de água doce para uma zona de águas Mixo-eurihaline com alta influência da água do mar. Uma zona de águas Mixo-mesohalino caracteriza a parte do meio da lagoa. Os resultados mostraram que a composição dos peixes foi dominada por espécies marinhos estuarinos dependentes (ED) em todas as três zonas e em todas as estações: Odontesthes argentinensis, Brevoortia aurea, Mugil liza e Micropogonias furnieri foram as espécies mais representativas. A categoria seguinte mais importante foi peixes de água doce (FW), com Platanichthys platana e Jenynsia multidentata sendo as espécies mais representativas. De acordo com o melhor modelo selecionado pelo ajuste de modelos lineares generalizados, a abundância de ED aumentou de acordo com a temperatura da água durante o verão e outono, em todas as três zonas. A maior abundância foi registrada na zona de águas mixo-eurihalinas. Por outro lado, a abundância de FW aumentou com o aumento da pluviosidade e também quando os ventos de direção leste sopraram. Em conclusão, a utilização diferencial do habitat pelas espécies que ocorrem na lagoa costeira Mar Chiquita foi observada. Poucas espécies ED dominaram a composição de espécies de peixes, enquanto FW fizeram uso da lagoa quando as condições de alta pluviosidade foram observados.

Padrões de distribuição de peixes; Ambientes estuarinos; Modelos lineares generalizados; Lagoa costeira Mar Chiquita


Universidade de São Paulo, Instituto Oceanográfico Praça do Oceanográfico, 191 , 05508-120 Cidade Universitária, São Paulo - SP - Brasil, Tel.: (55 11) 3091-6501, Fax: (55 11) 3032-3092 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: io@usp.br