Acessibilidade / Reportar erro

Lobster (Panulirus argus) captures and their relation with environmental variables obtained by orbital sensors for Cuban waters (1997-2005)

Dados de captura da lagosta Panulirus argus na plataforma cubana foram comparados com concentrações de clorofila (Chl a) e valores de Temperatura de Superfície do Mar (TSM) obtidos pelos sensores Sea Viewing Wide Field of view Sensor (SeaWIFS) e Advanced Very High Resolution Radiometer (AVHRR), respectivamente. Uma análise de correlação cruzada foi realizada entre as anomalias padronizadas das variáveis ambientais (Chl a e TSM) e as anomalias padronizadas de capturas da lagosta para cada zona de pesca no período 1997-2005. Para as águas profundas adjacentes às zonas de pesca não foi observada uma sazonalidade evidente da Chl a. De forma geral, os menores valores de Chl a ocorreram ao sul da Ilha. Na maioria das zonas de pesca, a captura da lagosta apresentou os maiores coeficientes de correlação com valores de Chl a com defasagem de dois e três anos. Já em relação à análise com dados de TSM, os coeficientes de correlação cruzada apresentaram valores significativos apenas a partir de uma defasagem de 1,5 anos para praticamente todas as zonas de pesca. Neste estudo confirma-se que, em águas cubanas, correlações cruzadas significativas entre estas duas variáveis ambientais medidas por satélite e as capturas da lagosta espinhosa ocorrem principalmente durante o ciclo de vida planctônico desta espécie.

Concentração de clorofila; Temperatura de superfície do mar; Capturas da lagosta; Correlação cruzada


Universidade de São Paulo, Instituto Oceanográfico Praça do Oceanográfico, 191 , 05508-120 Cidade Universitária, São Paulo - SP - Brasil, Tel.: (55 11) 3091-6501, Fax: (55 11) 3032-3092 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: io@usp.br