Acessibilidade / Reportar erro

Efeito de diferentes soluções para irrigação nasal após septoplastia e radiofrequência das conchas nasais: estudo prospectivo e randomizado Como citar este artigo: Kurtaran H, Ugur KS, Yilmaz CS, Kaya M, Yuksel A, Ark N, et al. The effect of different nasal irrigation solutions following septoplasty and concha radiofrequency: a prospective randomized study. Braz J Otorhinolaryngol. 2018;84:185-90.

Resumo

Introdução

Soluções para irrigação nasal são amplamente usadas após cirurgias endonasais. Essas soluções removem os resíduos e crostas, reduzem a probabilidade de formação de sinéquias e aceleram a cicatrização da mucosa.

Objetivo

O objetivo do presente estudo foi comparar os efeitos das soluçoes para irrigaçao nasal com diferentes conteudos apos septoplastia e turbinoplastia com radiofrequencia.

Método

O presente estudo foi um estudo cego simples, randomizado, controlado e prospectivo de 120 pacientes submetidos a septoplastia e turbinoplastia bilateral com radiofrequencia. Os pacientes foram divididos em quatro grupos de acordo com a soluçao nasal utilizada: agua da torneira, soluçao salina isotonica tamponada, soluçao salina com xilitol e agua do mar hipertonica. Os pacientes foram examinados no 7° e 15° dias do pos-operatorio. O teste de sacarina foi utilizado para determinar a atividade mucociliar pre-operatoria e no 7° e 15° dias do pos-operatorio. Os pacientes foram questionados sobre a sensaçao de secura e obstruçao nasais utilizando uma escala visual analógica de 10 cm. Alem disso, os pacientes foram examinados para determinar o escore em relaçao a crostas.

Resultados

Não houve diferença significativa entre o pré-operatório e o sétimo e 15° dias do pós-operatório dos tempos de clearance mucociliar entre os quatro grupos. Verificou-se que o escore em relação a crostas foi significativamente menor no grupo que usou água do mar hipertônica (p < 0,001). As sensações de secura e obstrução nasais no sétimo e 15° dias do pós-operatório mostraram-se significativamente mais confortáveis no grupo água do mar hipertônica (p < 0,001).

Conclusão

A água de mar hipertônica é a solução de irrigação recomendada, pois está associada a menor incidência de crostas, secura e obstrução nasais no pós-operatório de cirurgia de septoplastia e das conchas nasais com radiofrequência.

PALAVRAS-CHAVE
Septoplastia; Irrigação nasal; Clearance mucociliar; Crostas; Obstrução

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br