Acessibilidade / Reportar erro

Diferença entre CD25+Tregs e Helios+Tregs em modelo murino de rinite alérgica Como citar este artigo: Wang Y-X, Gu Z-W, Cao Z-W. Difference between CD25+Tregs and Helios+Tregs in a murine model of allergic rhinitis. Braz J Otorhinolaryngol. 2021;87:550–6.

Resumo

Introdução:

As células reguladoras T, ou Treg, equilibram a resposta imune periférica aos alérgenos na rinite alérgica. Tradicionalmente, a célula Treg (CD25+ Treg) é identificada pela coexpressão de Foxp3 e CD25, mas essa estratégia não representa a verdadeira função inibitória das células Treg. O fator de transcrição Helios foi considerado um novo marcador de Tregs ativadas, com uma importante função inibidora. Consequentemente, o Helios foi proposto como um marcador de Treg. Artigos recentes mostraram que a coexpressão de Foxp3 e Helios (Helios+ Tregs) é um importante estágio funcional do Treg.

Objetivo:

Comparar a prevalência de CD25+ Tregs e Helios+ Tregs com um modelo em camundongos modelo de rinite alérgica.

Método:

Vinte camundongos foram randomizados em dois grupos. O grupo de teste compreendeu 10 camundongos modelo de rinite alérgica expostos à ovalbumina; o grupo controle foi exposto à solução salina. As frações de CD25+ Tregs, Helios+ Tregs, Helios+ CD25 e Helios+

Foxp3+ CD25+ Tregs presentes nos dois grupos foram determinadas por citometria de fluxo.

Resultados:

CD25+ Tregs e Helios+ Tregs foram menos abundantes no baço e nas células da mucosa nasal do modelo de rinite alérgica em comparação com o controle. Também observamos menos Helios+ Tregs do que CD25+ Tregs na mucosa nasal e nas células esplênicas dos grupos controle e teste. Além disso, observamos menos Helios+ Foxp3, Helios+ CD25 e Helios+ Foxp3+ CD25+ Tregs na mucosa nasal no modelo de rinite alérgica. Hélio foi mais expresso em células CD4+ CD25+ Foxp3+ células T, seguidas por CD4+ CD25- Foxp3- células T. Aproximadamente 75% das células CD25+ Tregs eram Helios no baço de camundongos modelo de rinite alérgica e dos controles.

Conclusão:

Este é o primeiro relato das proporções de Helios+ Tregs na mucosa nasal e no baço de camundongos com rinite alérgica. A identificação de Tregs inibitórias verdadeiras com a coexpressão de Foxp3 e Helios pode ser mais útil do que depender da expressão de CD25. Este estudo fornece uma nova visão para os estudos de Treg em rinite alérgica e a potencial utilidade do marcador como alvo terapêutico.

PALAVRAS-CHAVE
Rinite alérgica; CD25+ Treg; Helios+ Treg

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br