Acessibilidade / Reportar erro

Características clinicopatológicas e invasão perineural do carcinoma adenoide cístico

INTRODUÇÃO:

O carcinoma adenoide cístico (CAC) é o tumor maligno mais frequente da glândula Submandibular e das glândulas salivares menores. Sendo uma neoplasia maligna, apesar de ter crescimento lento, apresenta um prognóstico desfavorável.

Objetivos:

O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão sistemática de literatura sobreo carcinoma adenóide cístico na região de cabeça e pescoço e suas características clínico-patológicas com ênfase na capacidade de infiltração perineural do tumor.

MÉTODO:

Uma busca sistemática de artigos publicados entre janeiro de 2000 a janeiro de 2014 foi executada nas bases de dados PubMed/MEDLINE, SciELO, Science Direct e Scopus.

RESULTADOS:

Nove artigos foram selecionados para realização da revisão sistemática. Nestes, o sexo feminino foi o mais afetado e o tumor maligno apresentou uma alta taxa de metástase a distância, recidiva e baixa taxa de sobrevida. A presença de invasão perineural variou entre 29,4% a 62,5% e foi relacionada à recidiva local do tumor.

CONCLUSÃO:

O CAC é comumente caracterizado pela presença de dor, alta taxa de recidiva, metástase e baixa sobrevida. A realização de estudos com acompanhamento dos pacientes é de extrema importância para uma melhor avaliação clinico-patológica visando melhorar o prognóstico da doença.

Neoplasias das glândulas salivares; Glândulas salivares; Neoplasias bucais


Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br