Acessibilidade / Reportar erro

Diferenças de gênero no potencial evocado auditivo de tronco encefálico com estímulo de fala binaural: são clinicamente significantes? Como citar este artigo: Jalaei B, Azmi MH, Zakaria MN. Gender differences in binaural speech-evoked auditory brainstem response: are they clinically significant? Braz J Otorhinolaryngol. 2019;85:486-93.

Resumo

Introdução:

Potenciais auditivos evocados de modo binaural apresentam bons valores diagnósticos ao testar indivíduos com déficits auditivos centrais. A literatura sobre a resposta do potencial evocado do tronco encefálico com estímulo de fala de modo binaural é, de fato, limitada. As diferenças de gênero nos resultados desse exame têm sido consistentemente observadas, mas a magnitude da diferença de gênero ainda não foi relatada.

Objetivo:

Comparar a magnitude da diferença de gênero nos resultados do potencial evocado do tronco encefálico com estímulo de fala entre estímulos monaural e binaural.

Método:

Um total de 34 adultos asiáticos saudáveis com idades entre 19 e 30 anos participaram deste estudo comparativo. Dezoito deles eram do sexo feminino (média de idade = 23,6 ± 2,3 anos) e os outros dezesseis do sexo masculino (média de idade = 22,0 ± 2,3 anos). Para cada indivíduo, o potencial evocado do tronco encefálico com estímulo de fala foi registrado com a sílaba sintetizada /da/ apresentada de forma monaural e binaural.

Resultados:

Embora as latências não tenham sido afetadas (p > 0,05), a estimulação binaural produziu amplitudes de potencial evocado do tronco encefálico com estímulo de fala estatisticamente maiores do que a estimulação monaural (p < 0,05). Como demonstrado pelos grandes tamanhos de efeito (d > 0,80), diferenças substanciais de gênero foram observadas na maioria dos picos de potencial evocado do tronco encefálico com estímulo de fala para ambos os modos de estímulo.

Conclusão:

A magnitude da diferença de gênero entre os dois modos de estímulo revelou alguns padrões distintos. Com base nesses resultados clinicamente significantes, os dados normativos específicos para o gênero são altamente recomendados quando se usa o potencial evocado do tronco encefálico com estímulo de fala para aplicações clínicas e futuras. Os dados normativos preliminares fornecidos pelo presente estudo podem servir como referência para futuros estudos sobre esse exame em asiáticos adultos.

PALAVRAS-CHAVE
Tronco encefálico; Fala; Binaural; Monaural; Tamanho do efeito

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br