Acessibilidade / Reportar erro

Resultados clínicos iniciais da utilização de radiofrequência e lateralização das conchas nasais inferiores combinadas à septoplastia Como citar este artigo: Mehel DM, Yemiş T, Çelebi M, Can E, Özdemir D, Ünal A, et al. Early clinical outcomes of ınferior turbinate radiofrequency and lateralization combined with septoplasty. Braz J Otorhinolaryngol. 2021;87:90-3.

Resumo

Introdução:

A obstrução mecânica é a forma mais comum de obstrução nasal. Entre os tipos de obstruções mecânicas, o desvio do septo e a hipertrofia de conchas inferiores são os mais prevalentes.

Objetivo:

Avaliar os resultados clínicos iniciais da aplicação de radiofrequência nas conchas inferiores e a lateralização delas combinada com septoplastia no tratamento dos sintomas de obstrução nasal.

Método:

O estudo avaliou retrospectivamente dados de 33 pacientes (24 homens, nove mulheres) que foram submetidos a septoplastia e aplicação de radiofrequência no concha inferior (grupo RF) e 32 pacientes (24 homens, oito mulheres) submetidos a septoplastia e lateralização de concha inferior (grupo LAT), que foram admitidos com queixas de obstrução nasal na University of Health Sciences, Departamento de Otorrinolaringologia, entre 1° de janeiro de 2017 e 1° de janeiro de 2018. Os sintomas pré-operatórios e pós-operatórios de 6 meses dos pacientes foram avaliados pela escala NOSE, do inglês Nasal Obstruction Symptom Evaluation.

Resultados:

Os escores médios pré-operatórios da escala NOSE foram 10,3 ± 4,2 no grupo RF e 10,9 ± 4,9 no grupo LAT e os escores médios pós-operatórios de seis meses foram 1,09 ± 1,3 no grupo RF e 1,2 ± 1,3 no grupo LAT. Não houve diferença significante nos escores da escala NOSE entre os dois grupos (p > 0,05).

Conclusão:

Os dados obtidos neste estudo mostram que ambos os métodos têm resultados semelhantes em termos de alívio dos sintomas de obstrução nasal em pacientes que necessitam de intervenção nas conchas inferiores. Portanto, os pesquisadores acreditam que, em cada caso, o método de intervenção deve ser selecionado a critério do paciente e do cirurgião.

PALAVRAS-CHAVE
Septoplastia; Concha inferior; Radiofrequência; Lateralização; NOSE

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br