Acessibilidade / Reportar erro

Impacto da traqueotomia eletiva precoce nos doentes críticos Como citar este artigo: Correia IA, Sousa V, Pinto LM, Barros E. Impact of early elective tracheotomy in critically ill patients. Braz J Otorhinolaryngol. 2014;80:428-34.

INTRODUÇÃO:

A traqueotomia é um dos procedimentos cirúrgicos mais frequentes em doentes críticos internados em unidades de terapia intensiva. O seu timing ideal é ainda, apesar de décadas de experiência, uma questão controversa.

OBJETIVOS:

Determinar o impacto da realização de traqueotomias precoces em doentes críticos na duração da ventilação mecânica, do internamento na unidade de terapia intensiva, do internamento hospitalar, e mortalidade e morbidade.

MÉTODO:

Estudo observacional retrospectivo dos casos submetidos à traqueotomia eletiva em uma das unidades de terapia intensiva do nosso hospital durante 5 anos consecutivos. Os doentes foram divididos em dois grupos, tendo sido submetidos a traqueotomias precoces (até o 7º dia de ventilação mecânica, inclusive) ou tardias (após o 7º dia de ventilação mecânica), e os resultados foram comparados.

RESULTADOS:

Nos doentes submetidos a uma traqueotomia precoce verificou-se uma redução estatisticamente significativa na duração da ventilação mecânica (6 dias vs. 19 dias; p < 0,001), na duração do internamento na unidade de terapia intensiva (10 dias vs. 28 dias; p = 0,001) e na incidência de pneumonia associada ao ventilador (1 caso vs. 44 casos; p = 0,001).

CONCLUSÃO:

A traqueotomia precoce tem um impacto positivo estatisticamente significativo nos doentes críticos. Os resultados suportam a tendência de equilibrar o risco-benefício em favor da traqueotomia precoce.

Intubação intratraqueal; Patologia cirúrgica; Procedimentos cirúrgicos otorrinolaringológicos


Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br