Adaptação aberta: verificação do desempenho RITE e RITA

Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli Tatiana Manfrini Garcia Fabiana Midori Tokuhara Hashimoto Andressa Vital Rocha Sobre os autores

OBJETIVO:

Estudo clínico prospectivo para verificar as adaptações RITE e RITA por meio da mensuração in situ da percepção da fala e satisfação dos usuários.

MÉTODO:

Estudo aprovado pelo CEP (Processo no 027/2011). Foram avaliados 20 indivíduos maiores de 18 anos com diagnóstico audiológico de perda auditiva sensorioneural descendente bilateral de graus leve e moderado. Os indivíduos foram divididos em dois grupos, onde o G1 (grupo 1) foi adaptado com AASI open-fit com receptor no próprio aparelho (RITA) e o G2 (grupo 2) foi adaptado com AASI open-fit com receptor no canal (RITE). Foi realizada a medida com microfone-sonda para verificação do ganho e saída do AASI e avaliação da percepção da fala com Hearing in Noise Test (HINT), sem e com AASI. Após um período de seis semanas de uso sem interrupções, o individuo retornou para acompanhamento e respondeu ao questionário SADL (Satisfaction with Amplification in Daily Life Scale) e realizou o HINT.

RESULTADOS:

Os grupos apresentaram melhores resultados no teste de reconhecimento da fala com presença de ruído.

CONCLUSÃO:

Os grupos 1 e 2 apresentaram satisfação com o uso do AASI e melhora no reconhecimento de fala nas situações de silêncio e ruído com o uso de AASI.

Auxiliares de audição; Perda auditiva; Percepção da fala; Ruído


Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br