Acessibilidade / Reportar erro

Timpanoplastia endoscópica com enxerto de cartilagem tragal de espessura parcial ou total Como citar este artigo: Parelkar K, Thorawade V, Marfatia H, Shere D. Endoscopic cartilage tympanoplasty: full thickness and partial thickness tragal graft. Braz J Otorhinolaryngol. 2020;86:308-14. , ☆☆ ☆☆ Nível de evidência para o estudo: Nível II

Resumo

Introdução:

A cartilagem é o material de enxerto de escolha no tratamento cirúrgico de certas condições clínicas da orelha média. Devido ao possível efeito prejudicial na audição pós-operatória, as indicações para seu uso rotineiro ainda são controversas.

Objetivo:

Relatar a experiência dos autores com a timpanoplastia tipo 1 endoscópica usando cartilagem tragal e comparar os resultados entre a cartilagem tragal com espessura parcial e espessura total, em termos de integração do enxerto e melhoria da audição. O estudo também buscou apresentar sugestões para cirurgia endoscópica de orelha média com uma única mão (single-handed endoscopic ear surgery).

Método:

Foram selecionados 50 pacientes com otite média crônica supurativa, atendidos neste ambulatório entre fevereiro de 2014 e setembro de 2015, alocados aleatoriamente em dois grupos: 25 pacientes foram incluídos no grupo A, no qual uma cartilagem tragal de espessura total foi usada e outros 25 pacientes foram incluídos no grupo B, no qual foi usada uma cartilagem tragal de espessura parcial. Em todos os casos, uma audiometria foi feita dois meses após a cirurgia; os pacientes foram acompanhados por um ano.

Resultados:

Dos 50 pacientes, o enxerto foi bem-sucedido em 39 (78%), entre os quais 22 pertenciam ao grupo A e 17 pertenciam ao grupo B. A melhoria da audição em ambos os grupos foi muito semelhante.

Conclusão:

O estudo indicou que a timpanoplastia endoscópica com cartilagem tragal é uma técnica confiável, com alto grau de integração do enxerto e bons resultados de audição, independentemente da espessura usada. Além disso, a cartilagem tragal é facilmente acessível, adaptável e resistente à reabsorção; a cirurgia endoscópica é minimamente invasiva, sem sutura e proporciona uma visão panorâmica da orelha média.

PALAVRAS-CHAVE
Cartilagem; Endoscópico; Timpanoplastia; Perfuração; Membrana timpânica

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br