Acessibilidade / Reportar erro

Potenciais evocados auditivos em um modelo de rato Wistar neonato com hiperbilirrubinemia

RESUMO

INTRODUÇÃO:

A hiperbilirrubinemia é um problema de saúde comum em neonatos. Seus efeitos podem variar, dependendo do nível e da duração da hiperbilirrubinemia. O efeito tóxico da bilirrubina no sistema auditivo pode ser observado na forma de deficiência auditiva sensorioneural ou de distúrbio do espectro da neuropatia auditiva.

OBJETIVO:

A finalidade de nosso estudo foi determinar os efeitos de nível tóxico de bilirrubina no sistema auditivo, com o uso da audiometria da resposta auditiva evocada de tronco cerebral.

MÉTODO:

Os ratos são empregados como modelos animais graças a seu baixo custo e fácil obtenção. Utilizamos a resposta auditiva evocada de tronco cerebral para avaliação da audição. No estudo, foram estabelecidos três grupos: experimental, controle e placebo.

RESULTADOS:

No grupo experimental, constituído de ratos com hiperbilirrubinemia, disacusia auditiva neurosensorial foi diagnosticada bilateralmente em quatro ratos (66,67%), e unilateralmente em dois (16,67%); e distúrbio do espectro da neuropatia auditiva foi observado unilateralmente em um rato (8,33%). Os limiares da resposta evocada de tronco cerebral estavam significantemente elevados, em comparação com os grupos controle e placebo (p < 0,05).

CONCLUSÃO:

A hiperbilirrubinemia de ratos neonatos pode resultar tanto em disacusia auditiva neurosensorial como em distúrbio do espectro da neuropatia auditiva.

Palavras-chave:
Hiperbilirrubinemia; Ratos Wistar; Deficiência auditiva neurosensorial; Potenciais evocados auditivos

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br