Acessibilidade / Reportar erro

Artigos mais citados sobre fístula liquórica (rinorreia e otorreia) (1945–2018) Como citar este artigo: Monjas-Cánovas I, Belinchón-Romero I, Gras-Albert J-R, González-Alcaide G, Ramos-Rincón JM. Top-cited articles in cerebrospinal fluid leak (rhinorrhea and otorrhea) (1945–2018). Braz J Otorhinolaryngol. 2021;87:557–71.

Resumo

Introdução:

À medida que o conhecimento científico cresceu em biomedicina, também se tornou necessário o desenvolvimento de ferramentas para gerenciar e entender o corpo de evidências. Nesse sentido, a bibliometria tornou-se uma disciplina consolidada para a análise da atividade científica, possibilita a caracterização de um campo ou área de conhecimento específica através da quantificação das características bibliográficas das publicações científicas.

Objetivo:

Determinar os artigos mais citados na área de rinorreia e otorreia por líquido cefalorraquidiano.

Método:

As buscas foram feitas na plataforma Clarivate Analytics Web of Science, que inclui o banco de dados Medline. O período do estudo foi limitado a 1945–2018.

Resultados:

Os 101 artigos mais citados no campo da fístula liquórica foram publicados em 36 periódicos e as especialidades mais importantes que contribuíram para a literatura foram a neurocirurgia e a otorrinolaringologia. Dos 101 artigos mais citados, 70% foram publicados de 1990 a 2018, com dois períodos de alta produtividade científica: 1990 a 1999 e 2000 a 2009. No primeiro período, o principal tópico de interesse da pesquisa foi a cirurgia endoscópica do seio para fístulas liquóricas, enquanto de 2000 a 2009 os artigos se concentraram mais nos aspectos cirúrgicos das abordagens estendidas da base do crânio. Os artigos receberam 73 a 767 citações. O artigo principal, durante todo o período do estudo, foi ‘‘Uma nova técnica reconstrutiva após abordagens endonasais expandidas endoscópicas: retalho nasoseptal do pedículo vascular’’, de Hadad et al., publicado em 2006 no periódico Laryngoscope. Sua publicação representou um ponto de inflexão na literatura sobre fístula liquórica e cirurgia endoscópica da base do crânio e deu origem a inúmeras outras publicações de pesquisa.

Conclusão:

Diferentes inovações cirúrgicas no campo da fístula liquórica desencadearam dois períodos diferentes de intensa atividade científica. Otorrinolaringologia e neurocirurgia foram as especialidades dominantes. O tópico mais frequentemente estudado foi cirurgia endoscópica; outros incluíram características clínicas e de diagnóstico, cirurgia de neurinoma e fístula liquórica relacionado a fraturas do osso temporal.

PALAVRAS-CHAVE
Bibliométricas; publicações; Fístula liquórica; Rinorreia do líquido cefalorraquidiano; Otorreia do líquido cefalorraquidiano

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br