O'Brien et al., 200425
Transversal |
Avaliar a associação do ronco primário e déficits neurocomportamentais em crianças. |
87 crianças com ronco primário e 31 saudáveis de 5 a 7 anos. |
Usado o NEPSY. |
Diagnóstico de ronco primário por PSG, considerando o IA < 1; IAH < 5 e sem mudanças anormais nas trocas gasosas. |
A linguagem apresentou resultados significativamente menores para o grupo de ronco primário do que para o grupo controle. |
Linguagem receptiva e expressiva |
Não realizou exames para verificar a audição. |
Kurnatowski et al., 200626
Transversal |
Analisar alterações neurocognitivas (coordenação sensório-motora, percepção, memória, aprendizagem abitur, concentração, atenção concentrada e recepção da linguagem) em crianças com AOS devido à hipertrofia adenotonsilar. |
221 crianças no total. 117 crianças com SAOS: 87 com idade entre 6 e 9 anos e 34 de 10 a 13 anos. 104 crianças saudáveis. |
Token test (TT) – para verificar o nível de integração sensório-motor, processos de percepção e de linguagem receptiva. |
Diagnóstico de SAOS por PSG com IAH > 1, dessaturação do oxigênio < 92%. |
Os grupos de crianças com SAOS apresentaram resultados abaixo das crianças saudáveis quanto à linguagem receptiva. |
Linguagem receptiva |
Não realizou exames para verificar a audição. |
Andreou e Agapitou, 200727
Transversal |
Analisar se a AOS na infância pode ter relação com a fluência verbal e desempenho escolar. |
40 adolescentes: 20 com AOS e 20 do grupo controle. Idade média: 18,41 anos. |
Dois testes de fluência verbal padronizados para o grego, quanto aos aspectos semânticos e fonológicos. |
Diagnóstico de AOS por PSG, com IAH > 10 e/ou SaO2 < 95% por evento, e frequência cardíaca > 60 batimentos por minuto. |
Notou-se diferença nos aspecto fonológico e semântico, comparando as crianças com e sem AOS. Adolescentes com AOS apresentaram resultados piores. |
Linguagem expressiva |
Não realizou exames para verificar a audição e a cognição. |
Landau et al., 201228
Transversal |
Analisar a hipótese de as funções comportamentais e cognitivas de crianças pré-escolares com AOS serem prejudicadas, em comparação com crianças saudáveis. Verificar se houve melhoria após adenoamigdalectomia. |
45 crianças com AOS e 26 crianças saudáveis, de 2,5 a 5 anos. |
Aplicado o teste Kaufman Assessment Battery for Children (K-ABC). |
Diagnóstico de AOS por PSG com IAH > 1. |
Antes da cirurgia, o grupo com AOS apresentou pior desempenho na fluência verbal, sendo que, após a cirurgia, houve melhora nesse aspecto. |
Linguagem expressiva |
Não realizou exames para verificar a audição. |
Liukkonen et al., 201229
Transversal |
Avaliar a relação entre os distúrbios respiratórios do sono e a função cognitiva em crianças. |
44 crianças com ronco primário e 51 saudáveis, de 1 a 6 anos. |
Usado o NEPSY (compreensão das instruções, nomeação rápida e nomeação de partes do corpo). |
Diagnóstico de ronco primário por PSG com IAH < 1. Hipopneia foi definida como redução do volume do fluxo de ar em < 50%, seguido por despertar e dessaturação da oxiemoglobina de > 2%. |
O grupo de crianças com ronco primário obteve as menores pontuações em funções da linguagem (compreensão das instruções, nomeação rápida). |
Linguagem receptiva e expressiva |
Não fez exames para verificar a audição. |
Yorbik et al., 201430
Transversal |
Investigar os efeitos do ronco e do sono fragmentado sobre o desenvolvimento mental em crianças pré-escolares. |
212 crianças, sendo 37 com queixas de ronco e 25 com queixas de fragmentação do sono, de 3,1 a 6 anos. |
Usado o teste de imagens Peabody. |
Questionário. |
Crianças com queixas de ronco e as com sono fragmentado apresentaram menores escores na linguagem. |
Linguagem receptiva |
Não realizou o exame de PSG e para verificar a audição. |