Acessibilidade / Reportar erro

Acompanhamento em longo prazo da eficácia da tonsilectomia em crianças com síndrome de PFAPA Como citar este artigo: Aktas O, Aytuluk HG, Caliskan SK, Erdur O, Cirik AA. Long-term follow-up of tonsillectomy efficacy in children with PFAPA syndrome. Braz J Otorhinolaryngol. 2019;85:78-82.

Resumo

Introdução:

O papel da tonsilectomia na síndrome da febre periódica, estomatite aftosa, faringite e adenite é controverso. Embora alguns estudos tenham relatado altas taxas de sucesso com a tonsilectomia, são necessárias mais pesquisas com um número maior de pacientes.

Objetivo:

Avaliar os resultados em longo prazo da tonsilectomia na síndrome de febre periódica, estomatite aftosa, faringite e adenite.

Método:

Série de casos; estudo multicêntrico. O estudo avaliou 23 pacientes com síndrome de febre periódica, estomatite aftosa, faringite e adenite submetidos a cirurgia (tonsilectomia com ou sem adenoidectomia) entre janeiro de 2009 e novembro de 2014.

Resultados:

Dos 23 pacientes, 21 (91%) apresentaram resolução completa imediatamente após a cirurgia. Um paciente apresentou um episódio 24 horas após a cirurgia, mas sem recorrência posterior. Um paciente teve três episódios com vários intervalos e a remissão completa foi observada após 3 meses.

Conclusões:

A tonsilectomia é uma boa opção para o tratamento da síndrome de febre periódica, estomatite aftosa, faringite e adenite.

PALAVRAS-CHAVE
Febre; Linfadenite; Estomatite aftosa; Faringite; Tonsilectomia

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br