Acessibilidade / Reportar erro

Morfologia craniofacial em pacientes com apneia obstrutiva do sono: avaliação cefalométrica Como citar este artigo: Tepedino M, Illuzzi G, Laurenziello M, Perillo L, Taurino AM, Cassano M, et al. Craniofacial morphology in patients with obstructive sleep apnea: cephalometric evaluation. Braz J Otorhinolaryngol. 2022;88:228–34.

Resumo

Introdução:

A apneia obstrutiva do sono é caracterizada por um fluxo de ar reduzido nas vias aéreas superiores durante o sono. Duas formas de apneia são descritas: a forma central e a forma obstrutiva. A forma obstrutiva tem sido relacionada a vários fatores, como a morfologia craniofacial.

Objetivo:

Avaliar a correlação entre a morfologia da base do crânio, da mandíbula e da maxila e a gravidade da apneia obstrutiva do sono.

Método:

Foram incluídos no presente estudo 84 pacientes com apneia obstrutiva do sono, com média de 50,4 anos; 73 homens e 11 mulheres. Pacientes com alto índice de massa corpórea e comorbidades foram excluídos. Foram coletados cefalogramas laterais e polissonografia para cada paciente para avaliar a correlação entre a morfologia craniofacial e a gravidade da apneia. Foi computado o coeficiente de correlação de postos de Spearman (rho) entre medidas cefalométricas e índices de apneia obstrutiva do sono. A significância estatística foi estabelecida em p < 0,05.

Resultados:

Pacientes com apneia obstrutiva do sono grave apresentaram redução do crescimento sagital do comprimento mandibular efetivo e do comprimento crânio-basal. O comprimento mandibular foi a única variável que apresentou correlação estatística com o índice de apneia-hipopneia. A dimensão vertical mostrou uma fraca correlação com a gravidade da apneia. Não foi demonstrada correlação com a dimensão maxilar sagital.

Conclusão:

A gravidade da apneia obstrutiva do sono pode estar correlacionada ao crescimento da base mandibular e craniana. A dimensão facial vertical não apresentou correlação com a gravidade da apneia.

Palavras-chave
AOS; Via aérea; Polissonografia; IAH; SO2; Nadir

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br