Acessibilidade / Reportar erro

Validade e confiabilidade do Eustachian tube dysfunction questionnaire-7 no idioma turco Como citar este artigo: Özgür E, Bilgen C, Cengiz Özyurt B. Turkish validity and reliability of Eustachian tube dysfunction questionnaire-7. Braz J Otorhinolaryngol. 2018;84:435-40.

Resumo

Introdução

No intuito de interpretar as queixas dos pacientes causadas por disfunções na tuba auditiva durante uma avaliação clínica, e para monitorar o sucesso do tratamento, há necessidade de escalas padronizadas relacionadas à doença.

Objetivo

Investigar a validade e a confiabilidade da versão turca do Eustachian tube dysfunction questionnaire-7.

Método

Quarenta pacientes diagnosticados com disfunção da tuba auditiva e 40 indivíduos saudáveis foram incluídos no estudo. Após a validação do Eustachian tube dysfunction questionnaire-7 para o idioma turco, o questionário foi aplicada aos grupos disfunção da tuba auditiva e controle. Duas semanas após a primeira avaliação, 15 pacientes preencheram o questionário novamente sem qualquer tratamento. O método de grupos conhecidos foi utilizado na análise de validade. Os efeitos teto e chão, o método teste-reteste, a correlação se escore de item-total e a análise de consistência interna foram utilizados nas análises de confiabilidade.

Resultados

O coeficiente alfa de Cronbach foi de 0,714 para todo o questionário. O coeficiente de confiabilidade teste-reteste para a escala total foi determinado como 0,792, indicando correlação entre os dois questionários preenchidos pelo mesmo paciente ao longo do tempo. No grupo disfunções da tuba auditiva, foi observado que os escores total e de cada item foram significativamente maiores do que no grupo controle (p < 0,001).

Conclusão

A versão no idioma turco do Eustachian tube dysfunction questionnaire-7 foi considerada altamente válida e confiável. Recomenda-se a utilização dessa escala para a triagem de disfunções da tuba auditiva e avaliação do resultado do tratamento.

Palavras-chave
Tuba auditiva; Confiabilidade e validade; Estudos de validação

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br